SUÍÇA
Em Davos, Trump lança Conselho de Paz e acende alerta mundial
Especialistas temem que iniciativa do republicano enfraqueça a ONU

Por Redação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realiza na manhã desta quarta-feira, 22, a primeira reunião do Conselho de Paz, novo órgão criado pela Casa Branca para atuar em conflitos globais e foco inicial na reorganização da Faixa de Gaza após a guerra.
O republicano apresentará a Carta Constitutiva do Conselho de Paz durante uma cerimônia em Davos, na Suíça.
O grupo foi anunciado em 2025, quando Trump revelou planos para encerrar a guerra na Faixa de Gaza.
Em declarações anteriores, o presidente norte-americano chegou a sugerir que o novo órgão “poderia” substituir a Organização das Nações Unidas (ONU), o que acendeu alertas e preocupações entre especialistas em relações internacionais.
Leia Também:
Convidados
Cerca de 60 países foram convidados para a reunião inaugural, entre eles o Brasil. Até o momento, no entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não confirmou presença.
Informações iniciais indicam que Trump será presidente vitalício do Conselho de Paz, com poder decisório ampliado. Caberá a ele conduzir votações, convidar ou excluir países-membros e administrar os recursos financeiros do órgão.
Para garantir um assento permanente, os países interessados deverão contribuir com US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,37 bilhões).
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



