Google Notícias celebra 20 anos com novo visual | A TARDE
Atarde > Mundo

Google Notícias celebra 20 anos com novo visual

Empresa oferece às pessoas uma maneira simples de descobrir facilmente os fatos mais importantes

Publicado quarta-feira, 22 de junho de 2022 às 22:13 h | Atualizado em 23/06/2022, 00:12 | Autor: Da Redação
Novo layout do Google Notícias
Novo layout do Google Notícias -

A ascensão das redes sociais, dispositivos móveis, notificações, aplicativos e sites de notícias em todo o mundo fez com que, mais do que nunca, as pessoas tenham mais formas de acessar notícias. O Google Notícias oferece às pessoas uma maneira simples de descobrir facilmente os fatos mais importantes da sua comunidade ou do mundo.

De meios de comunicação locais e regionais a veículos de cobertura nacionais e globais, o Google Notícias reúne fontes diversas de jornalismo para nos ajudar a entender melhor nosso mundo. A visão para a ferramenta é fortalecer o acesso às notícias locais e a uma variedade de fontes, além de combater a desinformação enquanto protegemos a web aberta.

Atualmente, o Google Notícias anuncia de diversas maneiras para ajudar as pessoas a encontrar uma ampla variedade de notícias confiáveis, por meio de um apoio a organizações de notícias e à inovação de produtos em todo o mundo.

O novo Google Notícias

O Google Notícias está disponível em mais de 125 países e em mais de 40 idiomas. Todos os meses, as pessoas clicam mais de 24 bilhões de vezes nos resultados da Busca do Google e do Google Notícias para sites de notícias. Os algoritmos do Google usam aprendizado de máquina para analisar centenas de fatores diferentes para identificar e organizar os artigos e reportagens produzidas em todo o mundo.

Para ajudar as pessoas a se aprofundarem em matérias importantes e encontrarem notícias locais com mais facilidade, foi lançado nesta quarta-feira uma experiência do Google Notícias redesenhada e mais personalizável para desktop.

O novo visual para o Google Notícias no desktop foi inspirado nos comentários que recebemos dos leitores. A ferramenta se tornou mais fácil para acompanhar os fatos mais relevantes trazendo as “Principais notícias”, “Notícias locais” e escolhas personalizadas para o topo da página.

Agora, o usuário pode usar o botão de filtro para adicionar várias cidades ao seu feed de notícias locais, para nunca perder os fatos sobre as localidades que importam para o leitor.

Essa mudança é apenas a forma mais recente que a empresa encontrou para levar notícias locais aos leitores de todo o mundo. No ano passado, houve a expansão de um recurso na Busca do Google para que os leitores possam ver um carrossel de notícias locais quando o Google encontrar uma cobertura relevante relacionada à sua pesquisa.

Para garantir que a página inicial do Google Notícias seja a cara do usuário, agora é possível  personalizar os temas exibidos. Esse novo recurso facilita a rolagem e o clique no conteúdo mais relevante. O usuário também pode adicionar, remover ou reordenar temas -- basta clicar no botão azul Personalizar no canto superior direito da seção “Seus assuntos” para começar.

A seção Seus assuntos agora facilita a personalização dos tópicos que a pessoa deseja seguir.

Para ajudar a avaliar a qualidade das informações que encontra na internet, o Google ampliou a seção de "Checagem de fatos" (desktop) para fornecer mais contexto. Além das manchetes, agora poderá ver a informação original juntamente com a checagem feita por organizações independentes.

Essa é uma das muitas maneiras pelas quais o Google está ajudando a apoiar a educação midiática. O leitor também pode encontrar mais informações sobre as fontes diretamente na Busca do Google, usando a opção "Sobre este resultado".

Ao lado dos resultados de pesquisa relacionados, terá três pontos nos quais o usuário pode tocar para saber mais sobre o resultado e de onde vieram as informações. Com esse contexto adicionado, se torna possível seguir as recomendações de especialistas para verificar a fonte e ver o que os outros estão dizendo sobre um assunto, ajudando a tomar decisões mais informadas sobre quais páginas visitar e quais resultados serão mais úteis.

Como parte de nossos anúncios para trazer o Google Notícias redesenhado para as pessoas em todo o mundo, a empresa também anuncia que após um hiato de oito anos, o Google Notícias está de volta à Espanha.

Este é o resultado de uma nova lei de direitos autorais e a empresa espera que o retorno do Google Notícias à Espanha ajude mais pessoas a encontrar mais notícias, de mais lugares, e ajude os veículos de imprensa locais a encontrar novos leitores.

Como estamos ajudando os jornalistas

Ter acesso a notícias vai além das experiências individuais do dia a dia, é também encontrar maneiras de ajudar a indústria de notícias a continuar a ter sucesso. Por meio da Google News Initiative (GNI), fazemos parcerias com meios de comunicação em todo o mundo para construir um ecossistema de notícias duradouro, diversificado e inovador. Fazemos isso oferecendo treinamento, programas, financiamento e produtos para jornalistas e redações para ajudar a fortalecer seu trabalho na era digital.

Um dos objetivos da GNI é elevar o trabalho de várias publicações ao redor do mundo. Como parte desse esforço, serão abertas oficialmente inscrições para nosso Fundo Global de Equidade no Jornalismo, nosso compromisso de ajudar a trazer mais diversidade e equidade para o setor de notícias. Jornalistas independentes e organizações jornalísticas pequenas e médias que produzem conteúdo com foco em populações sub-representadas podem se inscrever até 21 de julho para obter financiamento para apoiar e expandir suas operações.

Este ano marca o 20º aniversário do Google Notícias. Quando foi lançado, o Google Notícias inovou na agregação de notícias coletando links em tempo real, agrupando artigos por tema e listando matérias de veículos de todo o mundo.

O mundo mudou muito nos últimos 20 anos, e a forma como as pessoas aprendem e buscam informações, e como as organizações de notícias cobrem as notícias, mudaram com isso. No Google, temos o compromisso de trabalhar com a imprensa, governos e sociedade civil para construir um futuro de notícias que se adapte às novas formas como as pessoas encontram e consomem notícias.

Publicações relacionadas