Busca interna do iBahia
HOME > MUNDO

MUNDO

Trump confirma diálogo com Irã, mas mantém frota naval de prontidão

Presidente dos EUA ameaçou intervir no país após forte repressão a protestos acabar em mortes

Yuri Abreu
Por
País colocou em vigor a proibição dos vistos necessários para entrar em seu território
País colocou em vigor a proibição dos vistos necessários para entrar em seu território - Foto: AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o seu governo tem conversado com o Irã, após ameaças feitas pelo republicano de intervir no país do Oriente Médio.

A nação milenar vive uma onda de protestos contra o governo local que tem sido reprimidos fortemente e acabando com milhares de mortes, segundo ONGs e organismos de direitos humanos.

Tudo sobre Mundo em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

ESCÂNDALO

Caso Epstein: Trump é acusado de abuso sexual contra adolescente
Caso Epstein: Trump é acusado de abuso sexual contra adolescente imagem

PRIORIDADE

Lula anuncia encontro "olho no olho" com Trump em março
Lula anuncia encontro "olho no olho" com Trump em março imagem

DIPLOMÁTICO

Venezuela, Conselho da Paz e cenário global: o que Lula discutiu com Trump?
Venezuela, Conselho da Paz e cenário global: o que Lula discutiu com Trump? imagem

"O Irã está conversando conosco e veremos se podemos fazer alguma coisa", afirmou Trump a Fox News, mas não sem antes fazer uma nova ameaça: "Caso contrário, veremos o que acontece... Temos uma grande frota deslocada lá", disparou.

Washington deslocou um grupo naval de ataque liderado pelo porta-aviões USS Abraham Lincoln para as proximidades da costa iraniana.

Segurança

Sobre a possibilidade de um ataque ao Irã, Donald Trump afirmou que os aliados dos EUA no Oriente Médio não foram informados sobre os possíveis plenos por questões de segurança.

"Bem, não podemos dizer a eles qual é o plano. Se eu disser o plano a eles, seria quase tão ruim quanto dizer o plano a você, poderia ser pior, na verdade", explicou.

Venezuela, Conselho da Paz e cenário global: o que Lula discutiu com Trump?

O presidente Lula (PT) conversou na última segunda-feira, 26, com o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, por telefone. Um dos temas tratados na conversa foi a confirmação de uma visita do brasileiro ao país americano.

"Acordamos a realização de uma visita a Washington após minha viagem à Índia e à Coreia do Sul em fevereiro, em data a ser fixada em breve", disse o petista.

Na conversa, os chefes de Estado trataram sobre a situação na Venezuela. "Trocamos impressões sobre a situação na Venezuela. Ressaltei a importância de preservar a paz e a estabilidade da região e de trabalhar pelo bem-estar do povo venezuelano", escreveu o mandatário nas redes sociais.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Donald Trump EUA Irã

Relacionadas

Mais lidas