MUNDO
Trump confirma diálogo com Irã, mas mantém frota naval de prontidão
Presidente dos EUA ameaçou intervir no país após forte repressão a protestos acabar em mortes

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o seu governo tem conversado com o Irã, após ameaças feitas pelo republicano de intervir no país do Oriente Médio.
A nação milenar vive uma onda de protestos contra o governo local que tem sido reprimidos fortemente e acabando com milhares de mortes, segundo ONGs e organismos de direitos humanos.
Leia Também:
"O Irã está conversando conosco e veremos se podemos fazer alguma coisa", afirmou Trump a Fox News, mas não sem antes fazer uma nova ameaça: "Caso contrário, veremos o que acontece... Temos uma grande frota deslocada lá", disparou.
Washington deslocou um grupo naval de ataque liderado pelo porta-aviões USS Abraham Lincoln para as proximidades da costa iraniana.
Segurança
Sobre a possibilidade de um ataque ao Irã, Donald Trump afirmou que os aliados dos EUA no Oriente Médio não foram informados sobre os possíveis plenos por questões de segurança.
"Bem, não podemos dizer a eles qual é o plano. Se eu disser o plano a eles, seria quase tão ruim quanto dizer o plano a você, poderia ser pior, na verdade", explicou.
Venezuela, Conselho da Paz e cenário global: o que Lula discutiu com Trump?
O presidente Lula (PT) conversou na última segunda-feira, 26, com o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, por telefone. Um dos temas tratados na conversa foi a confirmação de uma visita do brasileiro ao país americano.
"Acordamos a realização de uma visita a Washington após minha viagem à Índia e à Coreia do Sul em fevereiro, em data a ser fixada em breve", disse o petista.
Na conversa, os chefes de Estado trataram sobre a situação na Venezuela. "Trocamos impressões sobre a situação na Venezuela. Ressaltei a importância de preservar a paz e a estabilidade da região e de trabalhar pelo bem-estar do povo venezuelano", escreveu o mandatário nas redes sociais.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




