SIMÕES FILHO
A história por trás da água em Feira de Santana: como a cidade mudou para sempre
Fundador de A Tarde disse que a obra foi a quem mais lhe deu satisfação no tempo em que foi ministro da Educação
Por Miriam Hermes

Um marco na história de Feira de Santana foi o primeiro sistema de abastecimento de água, inaugurado em 26 de janeiro de 1957 com a presença da população e do então presidente da República Juscelino Kubitschek.
Também marcaram presença o governador Antônio Balbino, o prefeito João Marinho Falcão (1955–1959), vereadores e demais autoridades.
Construído com recursos federais, o projeto foi iniciado ainda no governo de Getúlio Vargas e teve à frente o seu ministro da Educação, o político e jornalista baiano, fundador do Grupo A TARDE, Ernesto Simões Filho.
O acontecimento foi capa do Jornal A A TARDE nos dias 25 (véspera) e 26, com repercussão não só na Bahia, mas também no Rio de Janeiro (ainda capital federal).
Leia Também:
“Dos empreendimentos da nossa gestão no Ministério da Educação, nenhum nos deu mais satisfação do que as obras para o abastecimento de água de Feira. Era a maior aspiração da cidade, considerada irrealizável devido à elevada soma que demandaria a obra”, afirmou Simões Filho na ocasião.
Ele acrescentou que havia uma crença dominante que seria necessário trazer a água de muita distância, mas que contratou um especialista no assunto, resolvendo o problema por meio do projeto mais simplificado.
A ideia começou a ser debatida na gestão do prefeito Almachio Alves Boaventura (1951–1955), que fez o pedido a Vargas durante visita à Feira. Na sequência, um grupo de políticos, liderado médico Wilson da Costa Falcão, viajou ao Rio de Janeiro, que era a capital do Brasil, para reforçar a solicitação à presidência.
A água, que passou a ser distribuída através da encanação, era retirada da Lagoa Grande.Antes, chegava nas residências através dos aguadeiros que abasteciam residências e comércio transportando a água no lombo de animais.
Depois de diversas intervenções para ampliar o abastecimento da cidade visando acompanhar seu crescimento, em 1971, a cidade foi dotada do sistema com captação no rio Paraguaçu, como acontece até hoje. Era governador Luís Viana Filho e prefeito Newton da Costa Falcão.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes