ALERTA
Ambulâncias do Samu estão sem seguro em Feira de Santana, aponta denúncia
Ministério da Saúde determina obrigatoriedade do seguro para este tipo de veículo
Por Redação

Uma situação que traz um alerta a quem trabalha ou utiliza as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Feira de Santana. Uma denúncia feita pelo verador, o professor Ivamberg (PT), aponta que a frota estaria circulando no município sem seguro automotivo.
Leia Também:
O parlamentar disse que vai apresentar um requerimento solicitando esclarecimentos à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Apesar da ausência de leis específicas sobre o tema, a assessoria jurídica do vereador apurou que uma norma do Ministério da Saúde determina a obrigatoriedade do seguro para este tipo de veículo.
“Esses pontos servem de base para questionar o secretário de Saúde, e até para justificar a abertura de uma CPI, a fim de investigar a falta de segurança nas ambulâncias e cobrar licitações para corrigir a situação”, disse Ivamberg.
Em abril de 2024, foi realizada a primeira audiência de mediação, no Ministério Público do Trabalho (MPT), com os sindicatos dos Médicos e dos Enfermeiros, os quais reivindicaram oferta de insumos e melhores condições de segurança e trabalho no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Feira de Santana, na época gerida pelo prefeito Colbert Martins (MDB).
À época, os representantes dos trabalhadores relataram problemas estruturais e de segurança, principalmente no que se referia ao estado de conservação das ambulâncias.
A reportagem procurou a secretaria de Saúde do município, que ficou de responder aos questionamentos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes