Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > PORTAL MUNICÍPIOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BOICOTE

Prefeitura de Paripiranga é acusada de manobra para impedir posse de parlamentar

Gestão municipal teria orientado vereadores da situação a boicotar sessões, para evitar quórum mínimo e posse de suplente do MDB

Por Redação

28/04/2025 - 12:00 h | Atualizada em 28/04/2025 - 12:28
Prefeito de Paripiranga, Talison Santa Rosa (PSD)
Prefeito de Paripiranga, Talison Santa Rosa (PSD) -

Parlamentares da oposição do município de Paripiranga, nordeste baiano, denunciam que a Prefeitura, na gestão de Talisson Santa Rosa (PSD), estaria mobilizando servidores públicos e orientando vereadores da situação, a não comparecerem às sessões legislativas, com o objetivo de impedir a posse do suplente do vereador Ival Rabelo de Souza, do MDB, membro também da oposição.

A denúncia aponta ainda que a Prefeitura tenta impedir a ampliação da base oposicionista, o que poderia comprometer projetos de interesse de gestão.

A crise começou depois que o vereador Alexandre Magno Rodrigues de Oliveira (MDB) renunciou ao mandato no último dia 7 de abril. Com a renúncia, de acordo como determina o Regimento Interno da Câmara, deveria ser convocado ou suplente. A Casa é composta por 11 vereadores, dos quais 6 são da oposição e 5 da base governamental.

Leia Também:

De acordo com a decisão da Vara dos Feitos de Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais de Paripiranga, a posse do suplente só poderia ser realizada na Ordem do Dia, que exige quórum de maioria absoluta (seis vereadores). Apesar da convocação de sessões nos dias 8, 11 e 24 de abril, a ausência deliberada dos parlamentares governamentais impediu o quórum e, como consequência, a posse de Ival Rabelo.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura de Paripiranga é acusada de manobra para impedir posse de parlamentar
| Foto: Divulgação

Além da ausência dos vereadores aliados à gestão municipal, a Câmara denunciou que os servidores públicos com cargas comissionadas, o que inclui professores contratados, diretores escolares, enfermeiros e o diretor do hospital municipal, foram mobilizados para um protesto nas dependências do Legislativo, durante o horário do expediente.

Internamente, a presidência da Câmara, comandada pela vereadora Neide Carvalho (MDB), contesta a interpretação de que a renúncia do vereador deveria ser submetida a deliberação.

"A renúncia é um ato unilateral, pessoal, e independência da votação ou aprovação dos demais vereadores. Impedir a posse do suplente é uma afronta ao princípio democrático", disse.

O suplente Ival Rabelo impetrou mandado de segurança para garantir a posse imediata, porém o juiz André Andrade Vieira, indeferiu o pedido de liminar, sustentando que, regimentalmente, a posse deve ser realizada com quórum mínimo de 6 vereadores.

A oposição promete recorrer ao Tribunal de Justiça da Bahia, para ampliar a denúncia, na esperança de que a situação seja corrigida. A Câmara de Paripiranga permanece em funcionamento com apenas dez vereadores, sendo cinco da base do governo municipal, em meio a acusações de abuso do poder político do executivo local para instabilizar e travar os trabalhos.

A reportagem entrou em contato com o prefeito de Paripiranga, Talisson Santa Rosa, o qual ainda não respondeu aos questionamentos.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

boicote parlamentar POSSE Tumulto vereador

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Prefeito de Paripiranga, Talison Santa Rosa (PSD)
Play

Prefeitura de Catu distribui rabo de peixe em kit e revolta moradores

Prefeito de Paripiranga, Talison Santa Rosa (PSD)
Play

Protesto fecha rodovia entre Bom Despacho e Nazaré

Prefeito de Paripiranga, Talison Santa Rosa (PSD)
Play

Prefeitura de Nazaré suspende ônibus de estudantes universitários

Prefeito de Paripiranga, Talison Santa Rosa (PSD)
Play

Prefeitura de S. Seb. do Passé é acusada de descarte de lixo irregular

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA