POLÊMICA DO MOMENTO
O que é Yeshua? Claudia Leitte troca Iemanjá por palavra em hit
Cantora tem sido criticada por mudança na letra da música 'Caranguejo'
Por Redação

Claudia Leitte está no meio de um grande polêmica nesta semana. A cantora aparece em vídeo, gravado durante seu ensaio em Salvador no final de semana, trocando Iemanjá por Yeshua da música 'Caranguejo'. Mas o que quer dizer a palavra religiosa utilizada pela famosa?
>>> Secretário critica racismo na axé music e web lembra de Claudia Leitte
Yeshua é uma palavra de origem no hebraico, língua que surgiu entre 2.000 a.C e 1.500 a.C., onde hoje se localiza Israel. O hebraico é um idioma oriental e semítico.
A palavra quer dizer "salvar" e tem outras variações: Yeshuah, com H no final, que significa "salvação", e Yehoshua, que vem a ser "Deus salva".
>>> Claudia Leitte fala da busca por música no Carnaval e hit de "trisal"
Em algumas religiões, fiéis acreditam que o termo é o mesmo que dizer Jesus Cristo. Nos últimos anos, a palavra está cada vez mais popular entre os praticantes de religiões evangélicas, que consideram essa tradução.
Claudia Leitte é evangélica e atualmente se divide entre a Bahia e os Estados Unidos, onde tem passado a maior parte do seu tempo.
Secretário dá indireta à cantora
Sem citar nomes, nesta terça-feira, 17, o secretário municipal de Cultura (Secult) de Salvador, Pedro Tourinho, criticou artistas do Axé Music que retiram nomes de Orixás das músicas e classificou a atitude como racismo.
>>> Anitta expõe polêmica com Ivete Sangalo: "Fui c*zona por muito tempo"
Tourinho iniciou pontuando que axé é uma palavra de origem yorubá, “que tem um significado e um valor insubstituível na cultura e nos cultos de matriz africana” e que “deste mesmo lugar, e com essa mesma importância, vêm também os toques de percussão que sustentam, dão identidade e ritmo à chamada Axé Music”.
Nos comentários da publicação de Tourinho, artistas aprovaram o posicionamento do gestor. “Sim!”, escreveu Ivete Sangalo. A cantora e compositora Teresa Cristina também enalteceu a fala do secretário.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes