Busca interna do iBahia
HOME > MÚSICA

BAHIA

Trio Nordestino e mais: Barra Grande recebe encontro gratuito de forró

Evento gratuito acontece nos dias 5 e 6 de setembro e reúne artistas da música nordestina

Beatriz Santos
Por
Trio Nordestino
Trio Nordestino - Foto: Divulgação

Barra Grande, na Península de Maraú, recebe nos dias 5 e 6 de setembro a segunda edição do Encontro de Forró Pé de Serra. O evento gratuito reúne atrações da música nordestina e baiana, entre elas o Trio Nordestino, que participa pela primeira vez da programação.

A edição deste ano será realizada na Rua do Píer e propõe também revisitar a história dos antigos encontros de forró que marcaram a vila.

Tudo sobre Música em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Durante os dois dias, o público poderá acompanhar apresentações de artistas e grupos que transitam entre diferentes vertentes do gênero.

Leia Também:

LITERATURA

Bienal do Livro Bahia chega às escolas públicas com autores baianos
Bienal do Livro Bahia chega às escolas públicas com autores baianos imagem

ACESSIBILIDADE

Exposição ‘O Som de 4 Décadas’ inicia nova temporada no A TARDE
Exposição ‘O Som de 4 Décadas’ inicia nova temporada no A TARDE imagem

CULTURA

Livro sobre memória negra ganha lançamento com cortejo em Salvador
Livro sobre memória negra ganha lançamento com cortejo em Salvador imagem

Trio Nordestino estreia no evento

Um dos principais nomes da história do forró, o Trio Nordestino integra a programação da segunda edição do encontro. Também estão confirmados o Baião a Dois, responsável pela abertura do evento no dia 5 com o forró de rabeca, e o grupo Cacau com Leite, de Itabuna.

Outro destaque é o Baião de Sereia, trio de Serra Grande que coloca as mulheres no centro de seu repertório ao homenagear artistas como Marinês, Anastácia e Ceumar. O grupo reúne três vozes e ritmos nordestinos.

A programação ainda inclui o projeto Entre o Cavaco e a Sanfona, formado por Nônô Curvêllo, ex-Cangaia de Jegue, Neto Tio Barnabé e Jairo Barboza. A apresentação reúne instrumentos como sanfona, cavaquinho, triângulo, tamborim, zabumba e percussão.

Lé Kum Cré e Andinho Brito também participam do encontro e promovem um arrastão elétrico pelas ruas da vila com repertório de forró pé de serra.

Evento resgata antigos encontros de Barra Grande

A escolha da Rua do Píer como palco da edição deste ano está relacionada à história do forró em Barra Grande. O espaço será utilizado para lembrar dois movimentos que fizeram parte da memória cultural da vila: o Forró de Mara e o Pisa na Barata.

Antes da ampliação da infraestrutura turística da região, quando Barra Grande ainda era abastecida por gerador, moradores e visitantes se reuniam no circuito conhecido como Pisa na Barata. Foi nesse período que também surgiu o Forró de Mara, de Mara de Firmino, uma das referências da história musical da vila.

“Resgatar a história do forró em Maraú é também resgatar a história da nossa gente. O Forró de Mara e o Pisa na Barata fazem parte da memória de Barra Grande e mostram que a cultura já era um importante ponto de encontro da comunidade muito antes de Maraú se tornar esse destino turístico tão conhecido", destaca o Secretário Municipal de Turismo e Lazer de Maraú, Hagmar Madeira.

"Nosso papel é trazer essas histórias de volta, valorizar quem construiu essa tradição e mostrar para moradores e visitantes que Maraú tem uma identidade cultural muito rica”, completa.

Forró entra na experiência turística da Península

A proposta do encontro também está ligada à tentativa de ampliar as experiências oferecidas aos visitantes da Península de Maraú por meio da gastronomia, da música, das tradições, dos saberes locais e da história dos moradores.

Durante os dois dias, a Rua do Píer será ocupada por apresentações com sanfona, zabumba, triângulo e percussão, retomando referências dos antigos encontros de forró da região.

2º Encontro de Forró Pé de Serra da Península de Maraú

  • Quando: 5 e 6 de setembro, sábado e domingo
  • Horários: sábado, a partir das 18h; domingo, a partir das 15h
  • Local: Rua do Píer, Barra Grande, Península de Maraú
  • Entrada gratuita
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Bahia forró música Trio Nordestino

Relacionadas

Mais lidas