Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍCIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SEGURANÇA

Prefeitura implanta reconhecimento facial e botão do pânico em escola

Medida foi tomada após dois alunos serem executados a tiros; outros três jovens ficaram feridos no ataque

Andrêzza Moura

Por Andrêzza Moura

01/10/2025 - 22:40 h
Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura implanta reconhecimento facial e botão do pânico em escola
-

Após o ataque a tiros na Escola de Ensino Médio Luiz Felipe, em Sobral, no Ceará, na última quinta-feira, 25, a prefeitura do município anunciou a implantação de um projeto piloto de segurança com reconhecimento facial e botão do pânico em uma escola municipal. Na ação criminosa, dois adolescentes morreram e três ficaram feridos.

A medida será inicialmente testada na Escola Municipal José Parente Prado, no bairro Sumaré, uma área classificada como de vulnerabilidade social, e poderá ser estendida para as 89 unidades da rede municipal.

Tudo sobre Polícia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A iniciativa começa a funcionar já nessa quinta-feira, 2 de outubro, uma semana após o crime que deixou os adolescentes Victor Guilherme Sousa de Aguiar, de 16 anos, e Luis Claudio Sousa Oliveira Filho, 17, mortos. O ataque foi praticado por dois homens armados, que chegaram ao local em uma motocicleta já atirando nos jovens, que estavam no pátio da escola. Três outros alunos foram baleados - dois já receberam alta médica e um permanece internado.

Victor Guilherme estava no pátio da escola com as outras vítimas
Victor Guilherme estava no pátio da escola com as outras vítimas | Foto: Reprodução Mateus Ferreira/ SVM

O sistema

O sistema de segurança que será instalado na escola piloto inclui oito câmeras de alta resolução, leitura biofacial para controle de acesso, e uma torre equipada com botão de pânico, sirene com giroflex e visão de 180º posicionada na entrada da unidade. Toda essa estrutura será conectada a uma Central de Comando e Operações (CCO), operada pela empresa responsável pelo software de reconhecimento facial, que também se comunica com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, garantindo resposta rápida em situações emergenciais.

Segundo a prefeitura, o projeto vai permitir não apenas reforçar a segurança, mas também tornar a gestão escolar mais eficiente. A tecnologia substituirá a chamada manual dos alunos e permitirá que os pais sejam notificados, via aplicativo, sobre os horários de entrada e saída de seus filhos.

O sistema também ajudará a contabilizar com precisão a presença diária dos estudantes, o que pode contribuir para evitar o desperdício de merenda escolar e melhorar a gestão de programas sociais, como o Bolsa Família, por meio do compartilhamento de dados com órgãos como CRAS e Conselho Tutelar.

A Escola José Parente Prado atende atualmente 907 alunos do 3º ao 9º ano do ensino fundamental. A prefeitura informou que fez um mapeamento técnico da unidade, que possui área de 2.600 m², para garantir que o monitoramento cubra todos os pontos vulneráveis, desde a entrada até as áreas comuns internas.

Segundo o prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues (União Brasil), a medida atende a uma demanda urgente por mais segurança dentro das escolas. “Estamos unindo inovação e responsabilidade para oferecer um ambiente mais seguro, humano e eficiente para todos”, declarou.

A Escola Estadual Luis Felipe, onde ocorreu o ataque, permanecerá fechada até segunda-feira, 6 de outubro. Enquanto isso, a gestão escolar realiza ações de acolhimento e apoio psicossocial voltadas aos estudantes, suas famílias e servidores.

Investigação e prisão

Criminosos chegaram ao local de moto
Criminosos chegaram ao local de moto | Foto: Reprodução

O ataque foi registrado por câmeras de segurança, que mostraram o momento em que os dois atiradores chegaram de moto por volta das 9h30, se aproximaram da lateral da escola e dispararam contra os alunos pelo portão que separa o pátio da rua. As imagens também mostram estudantes em pânico tentando fugir da escola.

A Secretaria de Segurança Pública do Ceará informou que foram encontradas drogas, uma balança de precisão e materiais de embalagem na bolsa de uma das vítimas fatais, o que levanta a hipótese de envolvimento com o tráfico de drogas, ainda em investigação.

Leia Também:

Um dos autores dos disparos, identificado como Bruno Amorim Rodrigues, foi capturado no dia seguinte ao crime no bairro Sumaré. O segundo suspeito segue foragido até o momento.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

ataque a tiros escola Ceará ataque em escola de Sobral botão do pânico escola guarda municipal José Parente Prado policia Polícia Civil policia militar prefeitura de Sobral reconhecimento facial em escolas violência escolar

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Idosa é flagrada com quase 10 mil comprimidos de remédio abortivo

Play

Fake news e herança: morte de estofador suspeito de estupro tem novos detalhes

Play

Homem é preso por manter família em cárcere privado por mais de um ano

Play

Morre suspeito de participar da execução de delegado no litoral de SP

x