ATOS GOLPISTAS
8 de janeiro: ‘Fátima de Tubarão’ é condenada a 17 anos de prisão
STF formou maioria pela condenação da idosa que participou de atos golpistas, em Brasília
Por Da Redação
Maria de Fátima Mendonça Jacinto, conhecida como “Fátima de Tubarão (SC)”, foi condenada a 17 anos de prisão nesta sexta-feira, 9. A medida surge após o Supremo Tribunal Federal (STF) formar maioria sobre a proposta de condenação apresentada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
O magistrado propôs que a idosa cumpra a pena em regime inicial fechado. Maria de Tubarão foi uma das figuras que participou da invasão das sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023.
À época, a idosa gravou um vídeo durante o ato de vandalismo no Palácio do Planalto, que viralizou nas redes sociais, narrando os passos do grupo e afirmando que o próximo a ser alvo dos ataques seria Moraes.
"Vamos para a guerra, é guerra agora. Vamos pegar o Xandão agora", disse Fátima.
Em seu voto, o ministro ainda propôs que a ré seja condenada a pagar multa e indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 30 milhões (a ser quitado em conjunto com os demais condenados pelo caso).
Em contrapartida, os ministros Cristiano Zanin e Edson Fachin, pediram uma pena menor para a idosa, de 15 anos. Os demais, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Luiz Fux concordam com o tempo proposto por Moraes.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes