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POLÍTICA

“A Bahia é o coração do afroturismo no Brasil”, diz Marcelo Freixo

Presidente da Embratur vem a Salvador neste sábado, 26, para lançamento de documentário sobre afroturismo

Por Lula Bonfim

26/10/2024 - 6:00 h
Marcelo Freixo vem a Salvador neste sábado, 26, para lançamento de documentário sobre afroturismo
Marcelo Freixo vem a Salvador neste sábado, 26, para lançamento de documentário sobre afroturismo -

Não é novidade para ninguém a histórica ligação de Salvador e da Bahia com a diáspora africana. A influência de diversos povos da África tornou a cultura baiana uma coisa única no Brasil, que atrai os olhares de gente de todo o planeta. Voltada para isso, a Embratur lança neste sábado, 26, às 14h, o documentário “Afro - Das Origens aos Destinos” no Cine Glauber Rocha, em Salvador.

A produção audiovisual aborda essa influência da África nos diversos âmbitos da cultura brasileira — musicalidade, gastronomia e religiosidade —, com destaque especial para o Recôncavo da Bahia e para Salvador. A ideia, segundo a Embratur, é promover o afroturismo no Brasil, atraindo um público internacional interessado pelos reflexos da diáspora africana.

Em entrevista ao Portal A TARDE, Marcelo Freixo (PT), presidente da Embratur, afirmou que a Bahia é estratégica nesse processo de promoção do afroturismo brasileiro, tendo sido escolhida por esse motivo para o lançamento do documentário, que tem as participações de figuras ilustres do estado, como Vovô do Ilê, Tonho Matéria, Padre Lázaro, Pai Pote, Alberto Pitta, Clarindo Silva, Dona Dalva do Samba, entre outras.

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“Se o afroturismo no Brasil fosse um corpo humano, a Bahia seria o coração. Há outras partes do corpo, que são importantes, mas a Bahia é o coração. Então, é justo que a gente comece pelo coração. Se a gente fala de afroturismo, é justo que se inicie pela Bahia, pela força que tem. Eu tenho uma parceria com a Bahia desde o início da nossa gestão, tanto o estado quanto a cidade de Salvador”, garantiu Freixo.

De acordo com o dirigente da Embratur, uma das principais intenções é vender a diversidade de opções do turismo no Brasil, já consolidado pelos fatores “sol e praia”, mas que pode ser melhor explorado no âmbito cultural.

“A gente tem divulgado o Brasil, principalmente na Europa e na América Latina, com o seguinte recado: a gente não é só sol e praia. A Bahia é sol e praia, o Nordeste é sol e praia, mas o recado da gente na campanha lançada na Argentina para toda a América Latina e na França para toda a Europa — são campanhas distintas — é que o Brasil também é cultura, natureza e gastronomia. E a Bahia é um dos lugares onde isso é mais facilmente compreendido”, argumentou.

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Freixo sinalizou que o Nordeste brasileiro, no fator “sol e praia”, enfrenta uma difícil competição do Caribe. Mas, segundo ele, as regiões caribenhas não conseguem disputar no mesmo nível da Bahia quanto o assunto é diversidade de opções.

“Na Bahia, você tem uma cultura muito forte e expressiva do lado da praia, na praia, e também uma natureza muito forte e ainda uma gastronomia impecável. Em sol e praia, a gente tem uma competitividade do Caribe, que é um desafio para o Nordeste. O Caribe tem sol e praia, mas não consegue oferecer para além de sol e praia, com tamanha proximidade e relação”, afirmou o presidente da Embratur.

“Aqui, você tem sol e praia, mas você vai no Pelourinho, assiste a missa do Padre Lázaro, visita um museu, vai num terreiro de candomblé, visita a Chapada Diamantina e volta, e essa diversidade é o grande instrumento, a grande ferramenta que a gente tem de promoção do Brasil. E, nesse sentido, a Bahia é um exemplo”, acrescentou.

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Para Freixo, as campanhas iniciadas em janeiro de 2023, no início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já começaram a dar resultado no Brasil. Além disso, o presidente da Embratur aproveitou para elogiar o desempenho da gestão estadual da Bahia, liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e pelo secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, que conseguiram atrair novos voos internacionais para o Aeroporto Internacional de Salvador.

“Se você olhar, de 2023 para 2024, a gente teve um aumento de visita de turistas internacionais, só de janeiro a setembro, de 58% na Bahia. Foram 94 mil turistas internacionais a mais em 2024 comparado com 2023, de janeiro a setembro. Então, 2024 já vai bater o número de 2023, que já foi recorde. Esse crescimento da Bahia está muito vinculado com as novas conexões aéreas”, avaliou Freixo.

Além da ampliação do número de voos, o dirigente também citou como fator decisivo para esse desempenho o trabalho de inteligência realizado pela Embratur, que colhe dados dos públicos de cada país, direcionando as campanhas para os interesses específicos de cada população. Isso, segundo Freixo, resultou na manutenção do número de turistas argentinos na Bahia, como líderes do ranking de estrangeiros visitantes do estado, mas sobretudo no crescimento de uruguaios e chilenos.

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“A gente tem uma inteligência de dados que nos permite promover o Brasil a partir de informações técnicas. E aí a gente oferece isso às companhias aéreas, dando a elas a certeza de que seu voo não vai fracassar. Quando eu vou na Sky e digo para colocarem voos para Salvador, eu dou essa tranquilidade a elas. Eles botaram voos do Uruguai e do Chile para Salvador e os voos são um sucesso. Um crescimento de 400% de uruguaios e de 4000% de chilenos”, contou.

“Esse é um trabalho técnico, que envolve relação com companhias aéreas, inteligência de dados, análise de mercado e promoção do Brasil. É um trabalho muito profissional, em que o resultado aparece”, garantiu o presidente da Embratur.

A expectativa é que, nos próximos anos, a Bahia também veja crescer o número de turistas europeus, a partir da chegada de mais um voo internacional em Salvador, vindo de Paris. A estreia do trecho, pela companhia aérea Air France, ocorre na segunda-feira, 28.

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“Esse voo é uma conquista do estado. É importante. Eu parabenizo Maurício e o governador Jerônimo, que insistiram muito, trabalharam juntos por essa conquista do governo do estado. A França é o país da Europa que mais emite turistas para o Brasil. É um mercado muito decisivo, muito importante. Esse voo é o que eu chamo de golaço”, concluiu Freixo.

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