SIMBÓLICO
Às vésperas da Sexta Santa, ministro lava pés de moradores de rua
Ato faz alusão a passagem bíblica e acontece sempre na quinta-feira Santa
Por Redação

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lavou os pés dos moradores de rua nesta quinta-feira, 17, ao lado do padre Júlio Lancellotti, no Espaço de Cultura e Convivência Irmão Pedro Betancur, em São Paulo.
O ato simbólico, em alusão a Semana Santa, feito pelo ministro de Lula (PT) faz parte da campanha de conscientização para os pés diabéticos. Na ocasião, o sacerdote católico abriu a celebração, voltada à população em situação de rua, que incluiu um almoço.
Padilha aproveitou o momento para falar sobre a importância do combate à diabetes. "O diabetes é uma doença silenciosa que corrói o corpo. Só no ano passado, mais de 4 mil brasileiros perderam parte do pé por causa disso", disse.
Leia Também:
A ação, segundo a pasta, integra uma estratégia que inclui a expansão dos Consultórios de Rua (com mais de 30 equipes atuando) e a Estratégia Saúde da Família (com 1.800 equipes e 10 mil agentes comunitários).
Pé diabético
O chamado “pé dianético” é é uma complicação do diabetes que pode levar a feridas, infecções e amputação. É uma das principais causas de amputação não traumática dos membros inferiores.
Lavapés
O lavapés tem origem na Bíblia, e acontece na Quinta-Feira Santa, e é um dos acontecimentos na última ceia, quando Jesus lava os pés dos discípulos antes de ser crucificado.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes