NOVO GOVERNO
Bruno Reis pode desmembrar duas secretarias para abrigar aliados
Prefeito de Salvador deve iniciar as conversas sobre as mudanças no primeiro escalão após o 2º turno de Camaçari
Por Gabriela Araújo
Passadas as eleições municipais, o principal assunto agora reside nos bastidores com as especulações da montagem de um novo secretariado que será organizado pelo prefeito reeleito Bruno Reis (União Brasil). Como antecipado pelo Portal A TARDE, o gestor deve se debruçar sobre o tema após o segundo turno em Camaçari, no próximo domingo, 27.
Nos bastidores, contudo, as movimentações vêm acontecendo a todo vapor. Especula-se que uma das mudanças tratará sobre um eventual desmembramento da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), que passará a não ter mais o domínio do esporte. Com isso, a pasta passaria a ser independente e passa a ser chamada de Secretaria Municipal de Esportes.
Na Sempre, a tendência é que Júnior Magalhães continue na cadeira, devido à boa avaliação que acumula com o chefe do Palácio Thomé de Souza, segundo informações apuradas pela reportagem.
Outra pasta que deve ser desmembrada é a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Interlocutores próximos ao Executivo afirmam que será criada uma pasta exclusiva para a Juventude. Com isso, o nome ventilado para assumir a SPM é a vereadora Roberta Caíres (PDT), a mulher mais votada deste pleito, com 16.517 votos.
Leia mais
>> ‘Menudos’ do PT se dividem entre candidaturas e bastidores para 2026
>> Bruno Reis deve montar novo escalão na próxima semana
>>Sidninho revela acordo para PP ganhar secretaria em Salvador
Caso isso aconteça, a saída de Caíres abrirá espaço para a entrada do ex-diretor-geral da Codecon, Zilton Netto, apadrinhado pelo deputado federal Leo Prates, que terminou a corrida eleitoral na primeira suplência do partido, com 6.333 votos. O movimento, por sua vez, acalmaria os ânimos dentro da legenda, já que o parlamentar saiu derrotado nesta eleição.
Outra mudança significativa que pode acontecer neste novo mandato de Bruno Reis (União Brasil), que inicia no dia 1º de janeiro, é a saída do atual secretário da Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho.
Ele, por sua vez, teria externado ao gestor municipal a vontade de voltar a trabalhar no setor privado. Fora da vida pública, Tourinho acumula uma bagagem na gestão de carreira, imagem e desenvolvimento de negócios de personalidades, a exemplo da cantora Anitta e o ator Bruno Gagliasso.
Após varíos indícios de que a saída do secretário municipal da Educação (SMED), Thiago Dantas, seria certa, agora o que se ouve é que a gestão municipal pode promover a manutenção da cadeira de Dantas.
O titular da SMED, inclusive, conta com apoio não só da vereadora Roberta Caires, como também do próprio setor. Na entrega da escola municipal João Lino, no bairro do Pelourinho, nesta semana, os presentes se mobilizaram a favor do nome de Dantas.
Em resposta, o prefeito fez um afago no sentido de avaliar a possibilidade da permanência do secretário. “O prefeito vai levar em consideração quando tomar as decisões. [...]. Vocês sabem que uma coisa que o prefeito sabe fazer é ouvir”, disse.
Assista
Anteriormente, o Portal A TARDE havia apurado que existia um acordo entre o PSDB e o chefe do Executivo municipal para retornar ao comando da pasta, no entanto, as rotas devem mudar ao longo das tratativas.
Na rearrumação do tabuleiro ainda ventila-se que Ivete Sacramento, que atualmente comanda a Secretaria de Reparação, pode deixar o cargo neste novo governo.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes