Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ENTREVISTA

Débora Santana: “Pensei em desistir, porque era muita luta”

Vereadora reeleita e defensora das pautas de Saúde concedeu entrevista ao Portal A TARDE

Por Gabriela Araújo

26/11/2024 - 7:00 h
Vereadora foi reeleita com 10.137 votos
Vereadora foi reeleita com 10.137 votos -

A guerra eleitoral acabou há um mês, mas muitos vereadores ainda digerem o resultado. Reeleita para o segundo mandato, a vereadora Débora Santana (PDT) confessou ao Portal A TARDE que pensou em abandonar o pleito durante o processo.

“Às vezes, eu pensava em desistir, porque muitas vezes, as pessoas diziam: ‘Você não ganha nesse partido, não, tem muito gigante. Você só é rabada’. Eu ouvi isso muito durante o período eleitoral”, disse.

Uma das doses de ânimos para enfrentar a queda de braço eleitoral, segundo a pedetista, foi os líderes comunitários, os pastores, a sua família e o seu então companheiro, o jornalista Uziel Bueno.

Era muita luta para tudo quanto é lado. Era uma guerra espiritual, como a gente fala na igreja. Você via de um lado financeiro. Sem financeiro. E do outro lado muita coisa acontecendo. Gente sendo comprada. Gente saindo da eleição. [...]. Foi angustiante, mas, eu tinha dentro de mim que ‘Deus não me trouxe aqui para morrer'
Débora Santana - vereadora de Salvador

A edil também lamentou a debandada de uma parcela da sua equipe eleitoral e explicou os motivos da colisão. “Foi o financeiro. Eu não compro ninguém. Eu vendo trabalho, confiança e determinação. Então, eu não barganho”.

A parlamentar foi reeleita, no último dia 6 de outubro, com 10.137 votos, sendo a quarta legisladora eleita na sigla.

Futuro no Legislativo

Defensora da bandeira da Saúde, a vereadora planeja galgar novos espaços no Legislativo. Para esta nova legislatura, a pedetista afirmou que “sonha” em ocupar algum posto na Mesa Diretora, contudo, optou por não revelar qual seria.

“A gente sonha. A gente tem buscado isso. Tem conversado com o nosso presidente Carlos Muniz. Estamos aí analisando”, declarou.

A parlamentar ainda disse que deseja ser “menos coração e mais razão”. “Para política, não é muito viável sermos só coração, temos que ter também a razão. Então, estou tendo uma nova visão de mim”.

Leia também

>> "Tenho como missão de vida", diz Roberta Caíres sobre pauta feminina

>> “Estou pronto para o que o prefeito precisar”, diz Duda Sanches

>>“Nosso povo baiano é conservador”, diz Alexandre Aleluia

O novo comportamento de Débora acontece em meio a uma decepção que enfrentou durante a campanha eleitoral. “As minhas decepções na campanha foram as mulheres. Por incrível que pareça, mulher não vota em mulher. [...]. Isso me doeu. Foi uma das coisas que me marcou nesta campanha”.

Nesse sentido, Débora afirmou que pretende acirrar a sua atuação em prol da pauta feminina.

Imagem ilustrativa da imagem Débora Santana: “Pensei em desistir, porque era muita luta”
| Foto: Antonio Queirós | CMS

Novos projetos

Na reta final do primeiro mandato, a vereadora declarou ao Portal A TARDE que luta na Câmara Municipal de Salvador (CMS) para conseguir colocar em pauta um projeto, de sua autoria, que trata sobre o ‘Primeiro Emprego’.

“Um dos projetos, que com certeza, eu ainda termino o ano com a aprovação dele que é o Primeiro Emprego. É um projeto desde quando eu entrei, [que fiz junto] com Gisele, que é a enfermeira do COREN (Conselho Regional de Enfermagem da Bahia)”, disse.

Veja também

>> Augusto Vasconcelos: “Somos uma oposição a favor de Salvador”

Em 2025, ela diz que atuará no Legislativo na luta pela isonomia médica e pela criação de um centro de reabilitação para as crianças com microcefalia, segundo afirmou durante a conversa.

Troca de partido

Débora Santana chegou à CMS, por meio do Avante, partido que atualmente está na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT).Na disputa deste ano, ela migrou para o PDT, sigla que também abarcou o seu pai, o ex-deputado estadual Ubaldino.

“Eu procurei o Avante antes e o partido não estava montando chapa aqui em Salvador. Quando eu vi que não estava tendo chapa, não tinha rabada e que não tinha candidato, aí não adiantava eu ser candidata”, contou.

“Quem me abraçou quando eu cheguei aqui foi o prefeito Bruno, então, nada melhor do que eu fazer um gesto. As pessoas têm que aprender a reconhecer e ser grato”.

Antes de tomar a decisão de migrar para o PDT, a vereadora chegou a cogitar se filiar ao PL. “Queria muito o PL, por ser uma das minhas pautas, que eu gosto muito, mas como eu demorei muito nessa escolha, acabou. Mas, o prefeito já tinha falado e eu tinha dado a minha palavra”, concluiu.

O Portal A TARDE, por meio da editoria de política, iniciou uma série de entrevistas com os vereadores de Salvador, trazendo seus pontos de vista sobre temas relevantes para a cidade e que estão em discussão na Câmara Municipal.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR Débora Santana Salvador vereadora

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Vereadora foi reeleita com 10.137 votos
Play

Prefeito eleito de Candeias, Eriton Ramos aponta foco nos servidores públicos

Vereadora foi reeleita com 10.137 votos
Play

Bruno Reis pode desmembrar duas secretarias para abrigar aliados

Vereadora foi reeleita com 10.137 votos
Play

"A luta contra as facções criminosas segue com a força necessária", diz Jerônimo

Vereadora foi reeleita com 10.137 votos
Play

Vídeo: Lula chora ao relembrar “pobreza” e afirma: “Eu sou vocês”

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA