Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > política > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Em fase de testes, patinetes elétricos seguem sem regulamentação de segurança

Acidentes acendem alerta sobre a falta de Equipamentos de Proteção Individual na utilização do novo meio de transporte da Prefeitura de Salvador

Por Redação

17/03/2025 - 10:05 h | Atualizada em 21/03/2025 - 11:55
Patinetes elétricos
Patinetes elétricos -

Desde o início do ano operando em Salvador, os patinetes elétricos já registraram alguns acidentes na Orla de Salvador. Na noite do último sábado, 15, quatro veículos colidiram e duas pessoas caíram com a batida. O equipamento está em fase de testes na capital baiana até o dia 6 de abril, 90 dias desde o início da operação.

Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver os patinetes caídos e duas usuárias do equipamento no chão. Todos sem o uso devido de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que não são exigidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Salvador (Semob).

Imagem ilustrativa da imagem Em fase de testes, patinetes elétricos seguem sem regulamentação de segurança
| Foto: Reprodução/Redes Sociais

A situação acendeu o alerta sobre a falta de regulamentação por parte da Prefeitura de Salvador para o uso dos EPI's na utilização do meio de transporte. Atualmente, o uso de capacete e joelheira não é obrigatório.

Leia Também:

No entanto, na Câmara Municipal de Salvador (CMS) já tramita um projeto de lei, Nº81/2025, que prevê a obrigação dos EPI's, que inclui o uso do capacete, com certificação adequada, cotoveleiras e joelheiras resistentes a impactos.

Além disso, a proposta visa proibir a utilização dos patinetes elétricos por mais de uma pessoa simultaneamente, prática que também é censurada na capital baiana, mas é bastante comum e facilmente visualizada na orla da cidade. O serviço de patinete elétrico é ofertado em Salvador pela empresa JET Brasil, em parceria com a Prefeitura.

Confira o momento do acidente:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Sol Bikes Elétricas (@solbikesbahia)

A empresa responsável pelos patinetes em operação em Salvador garante que os equipamentos possuem controle de área de tráfego e limite de velocidade de até 20 km/h, configurados por GPS, respeitando as leis de trânsito.

Antes de cada viagem, os usuários recebem orientações por meio de vídeos explicativos sobre o uso adequado, incluindo informações sobre onde estacionar e como operar os veículos de forma segura, mas sem a garantia e oferta dos EPI's.

O que diz a Legislação Brasileira sobre Uso de Capacete

As leis de trânsito do Brasil são claras quanto à necessidade do uso de capacete para quem pilota qualquer tipo de motocicleta, motonetas, ciclomotores, patnetes e triciclos motorizados.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estabelecido pela Lei nº 9.503/1997, o capacete é obrigatório para condutores e passageiros em vias públicas.

A exigência visa principalmente a proteção da integridade física dos usuários das vias. O capacete não é apenas um acessório de segurança, mas uma medida crucial para reduzir o risco de lesões graves na cabeça em caso de acidentes.

Vale destacar ainda que o CTB não faz distinção entre veículos movidos a combustão e motos elétricas quando se trata do uso. Portanto, independentemente do tipo de propulsão do veículo, a legislação brasileira exige que todos os condutores e passageiros estejam devidamente equipados com capacetes homologados pelo INMETRO.

O que diz a Semob

Em contato com o Portal A TARDE, a Semob alegou que mantém ativo um grupo de trabalho que avalia diariamente o período de autorização provisória do serviço de patinetes elétricos em Salvador e que as informações sobre o uso correto dos equipamentos são disponibilizadas no aplicativo, através de vídeos explicativos.

"A empresa JET mantém equipes de fiscalização em todo o trecho de operação dos patinetes elétricos para orientar e coibir práticas irregulares. Além disso, são realizadas aulas gratuitas de direção em patinetes elétricos, aos finais de semana, no Jardim dos Namorados, das 10h às 16h, sem a necessidade de inscrição prévia, para orientar qualquer pessoa acima de 18 anos que tenha o desejo de utilizar os equipamentos. A utilização dos patinetes segue a resolução 996/2023 do CONTRAN e os usuários tem acesso a um seguro para incidentes", diz um trecho do comunicado.

O órgão alega ainda que não é de sua competência a exigência do uso do capacete, mas sim sua recomendação, ficando a cargo do CONTRAN essa diretriz, que de acordo com a pasta, não é prevista pelo órgão.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

acidentes CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR capacete equipamentos de proteção individual JET Brasil joelheira orla de salvador patinetes elétricos projeto de lei Regulamentação Salvador segurança no trânsito

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Patinetes elétricos
Play

Rowena destaca parceria com municípios para alavancar educação na Bahia

Patinetes elétricos
Play

Novo edital do Corra pro Abraço é lançado em abertura da Caravana de Direitos Humanos

Patinetes elétricos
Play

Primeiros trilhos do VLT já estão sendo instalados no Subúrbio

Patinetes elétricos
Play

Deputado leva ovos e café para a Alba em protesto contra Lula; assista

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA