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09/08/2024 às 15:13 - há XX semanas | Autor: Lula Bonfim

BAHIA

Escolha por VLT envolveu questão ambiental, diz presidente da CTB

Corredor transversal da Avenida 29 de Março teria, originalmente, um BRT

Sob orientação de Jerônimo, CTB prioriza em seus estudos projetos sustentáveis
Sob orientação de Jerônimo, CTB prioriza em seus estudos projetos sustentáveis -

A escolha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para ocupar o corredor transversal de Salvador conhecido como “Linha Vermelha” (que envolve a Estrada do Derba e as avenidas 29 de Março e Orlando Gomes) foi decidida, entre outras coisas, pelo fator sustentabilidade. De acordo com o Plano de Mobilidade Urbana de Salvador (Planmob), a ideia inicial era a implantação de um BRT, com linhas exclusivas de ônibus na região.

Em entrevista exclusiva ao Portal A TARDE, a presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Ana Cláudia Nascimento, revelou que um dos fatores mais importantes que motivaram a escolha do governo estadual pelo VLT em detrimento do BRT foi a questão ambiental, já que o transporte sobre trilhos é muito menos poluente do que aquele realizado por ônibus.

“Com certeza, a decisão de trocar o BRT pelo VLT tem também um componente ambiental medido nisso aí. A gente, sob a orientação do governador Jerônimo Rodrigues, vai na linha do que é melhor para a população em todos os sentidos”, contou Ana Cláudia.

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Segundo a dirigente da CTB, a tendência é que os projetos de mobilidade do governo do estado priorizem o transporte sobre trilhos e, no caso do sistema rodoviário metropolitano, a adoção de ônibus elétricos, que reduzam a poluição na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

“Com o VLT, nós vamos dobrar a capacidade de trilhos na Região Metropolitana de Salvador. Hoje, são 38 km de metrô e nós vamos implantar, com o VLT, mais 36 km. Vamos praticamente dobrar. Então, isso significa menos ônibus rodando nesses trechos. E o governo tem trabalhado muito para que a parte rodoviária metropolitana venha a ser prestada com ônibus elétricos. Essa é uma transição que também está na pauta”, afirmou Ana Cláudia.

Ana Cláudia Nascimento deu entrevista exclusiva ao Portal A TARDE
Ana Cláudia Nascimento deu entrevista exclusiva ao Portal A TARDE | Foto: Lula Bonfim | Ag. A TARDE

A presidente da CTB que a ideia da transição do transporte rodoviário para o ferroviário começou a se consolidar ainda em 2011, durante o segundo mandato do ex-governador Jaques Wagner (PT). Na época, a gestão estadual previa a instalação de um BRT na Paralela, ligando a região do Iguatemi ao Aeroporto de Salvador. Entretanto, ao analisar propostas para o transporte de massa no local, o governo foi alertado para a questão ambiental.

“O que se estava previsto para colocar na Paralela era um BRT. No entanto, o governador Jaques Wagner, em 2011, lançou um PMI [Procedimento de Manifestação de Interesse], onde as empresas apresentaram projetos de alternativa para transporte de massa entre a Lapa e o Aeroporto. E, na matriz de avaliação das melhores propostas, tinha a questão ambiental. Havia um peso para questão ambiental na avaliação da proposta seria vencedora. E, de fato, foi uma proposta de metrô que venceu, e não mais de BRT, como estava previsto inclusive no PAC da época”, relatou a presidente da CTB.

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Para Ana Cláudia, vale a pena para o governo do estado investir mais alto em modais ferroviários do que economizar investindo em BRT, já que a transição para trilhos resulta em poluição menor e também em menos acidentes, o que alivia o sistema de Saúde local.

“Em 2018, Salvador emitia 3 milhões de toneladas de CO², sendo dessa quantidade 65% proveniente do sistema de transporte, sendo que o Plano de Ação Climática de Salvador estabelece uma meta de redução de emissões de 25% até 2049. Qual é o caminho para isso? Bem, segundo os estudos, o metrô de Salvador, em oito anos de operação, fez com que a cidade deixasse de emitir 45.179 toneladas de dióxido de carbono. Esse número equivale à emissão de 502 ônibus movidos a diesel em um ano”, comparou Ana Cláudia.

“Óbvio que a gente ainda está na transição, para que as pessoas deixem seus carros em casa, entendendo a importância de diminuir o trânsito, porque tem impactos também na saúde. Imagine quantos acidentes deixam de acontecer”, concluiu a presidente da CTB.

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Ana Cláudia Nascimento CTB Mobilidade sustentabilidade VLT de Salvador

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