MOBILIDADE
Início de obras do VLT de Salvador pode ser antecipado; entenda cenário
Consórcios vencedores da licitação se instalaram em três galpões nas proximidades da antiga estação
Por Lula Bonfim
Pelo menos dois dos três consórcios vencedores da licitação para realizar a implantação do VLT de Salvador já estão instalados em seus galpões na região da Calçada, nas proximidades da antiga estação ferroviária. As empresas levaram seus equipamentos para o local e estão em processo de mobilização, instalação do canteiro de obras e finalização do projeto executivo para a implantação do modal.
De acordo com apuração do Portal A TARDE, os consórcios Expresso Mobilidade Salvador — responsável pela construção do trecho entre a Calçada e a Ilha de São João — e Cetenco/Agis/Consbem — que construirá o traçado entre Paripe e Águas Claras — já estão totalmente instalados em seus galpões.
O consórcio Mota-Engil/OHLA/Meir, que venceu o lote da licitação referente ao trecho entre Águas Claras e Piatã, ainda não havia concluído sua instalação no galpão reservado para ele na Calçada. Isso, porém, não descumpre o cronograma planejado para as obras, já que sempre esteve estabelecida a prioridade para a região do Subúrbio Ferroviário.
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Apesar do governo do estado já ter concluído estudos de topografia e de sondagem nas regiões por onde passará o VLT de Salvador, as empresas que chegaram devem realizar novas análises, especialmente para verificar possíveis imóveis impactados, não apenas para fins de desapropriação.
A tendência é que, nos próximos meses, residências e comércios próximos ao trajeto dos trens do VLT passem por vistorias, para prevenção de possíveis danos realizados durante as obras.
Antecipação
O cronograma oficial da implantação do VLT prevê que as obras, propriamente ditas, se iniciem em janeiro de 2025, com a realização de terraplanagem e sondagem. Entretanto, conforme apuração do Portal A TARDE, a tendência é que o planejamento seja antecipado.
Atualmente, tanto as empresas responsáveis pelas obras quanto a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) já trabalham com a possibilidade de, ainda em dezembro de 2024, a terraplanagem ser iniciada na região nos trechos 1 (Calçada-Ilha de São João) e 2 (Paripe-Águas Claras) do projeto.
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Ambos os trechos são considerados prioritários pelo governo da Bahia, já que atendem ao Subúrbio Ferroviário, área mais pobre da cidade e que está, desde fevereiro de 2021, sem seu tradicional transporte por trens. A previsão é que essa região de Salvador comece a contar com o novo modal a partir de junho de 2027.
Já o terceiro trecho do VLT de Salvador, que liga Águas Claras a Piatã, deverá ser o último a ser iniciado. De acordo com o cronograma oficial das obras, essa parte do traçado deverá ser concluída apenas em agosto de 2028.
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