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06/06/2024 às 16:09 - há XX semanas | Autor: Lula Bonfim

MOBILIDADE

Governo Jerônimo oficializa empresas vencedoras de licitação do VLT

Cada um dos três trechos do VLT de Salvador terá um consórcio responsável pela construção

Ilustração constante no anteprojeto do VLT de Salvador
Ilustração constante no anteprojeto do VLT de Salvador -

A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) oficializou nesta terça-feira, 4, as empresas vencedoras da licitação de construção do VLT (veículo leve sobre trilhos) de Salvador, após a superação da fase de recursos do Edital. A obra será dividida em três trechos e cada um deles terá um consórcio como responsável pela sua construção, com um custo abaixo do estimado pelo governo do estado no lançamento do projeto.

O vencedor do primeiro lote do VLT, correspondente ao trecho entre a região da Calçada, em Salvador, e Ilha de São João, em Simões Filho, foi o Consórcio Expresso Mobilidade Salvador, formado pelas empresas Álya Construtora S.A., Metro Engenharia e Consultoria Ltda., e MPE Engenharia e Serviços S.A., que atingiram a nota máxima na avaliação técnica da CTB e propuseram um custo de R$ 1.418.231.801,21 para a construção.

Para o trecho entre os bairros de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, e de Águas Claras, no miolo de Salvador, as empresas vencedoras foram a CETENCO Engenharia S.A., a AGIS Construção S.A., e a CONSBEM Construções e Comércio Ltda., que se juntaram em um consórcio que obteve a melhor nota técnica e apresentou o menor preço na disputa do segundo lote: R$ 1.084.000.000,00.

No terceiro lote, que compreende o trecho entre Águas Claras e a orla de Piatã, o vencedor foi o consórcio composto pelas empresas Mota Engil Engenharia e Construção S.A., Obrascon Huarte Lain S.A., e MEIR Serviços e Construções Ltda., que também receberam a melhor nota técnica na avaliação da CTB e propôs o menor preço para a obra: R$ 791.427.436,88.

No total, o governo da Bahia terá que desembolsar R$ 3.293.659.238,09, o que representará uma economia superior a R$ 300 milhões, em comparação ao custo que era estimado pela gestão estadual no lançamento do Edital, em dezembro de 2023. Na época, a expectativa era de uma obra no valor de R$ 3,6 bilhões.

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Os consórcios selecionados já foram convocados para a assinatura de seus contratos com o governo da Bahia, visando a construção do novo modal de transporte. Com a conclusão dentro do prazo da fase de seleção do processo licitatório, a expectativa da gestão estadual é que as obras se iniciem já no próximo mês, cumprindo o estabelecido no cronograma do Edital.

O resultado foi uma demonstração da retomada de uma das empresas mais atingidas pela Operação Lava Jato: a antiga Queiroz Galvão, hoje conhecida como Álya Construtora. A empresa será uma das responsáveis pela construção do primeiro lote.

Por outro lado, o Edital foi uma derrota para outras gigantes da construção civil também atingidas pela Lava Jato, como a Novonor (antiga Odebrecht), que disputou o segundo lote; e a Andrade Gutierrez, que concorreu através de sua subsidiária AG Construções e Serviços S.A. pelo terceiro lote.

O governo da Bahia ainda não adquiriu os trens que serão necessários para a circulação do modal, mas já tem negociações próximas da conclusão com a gestão estadual do Mato Grosso, para adquirir os 280 vagões semi-novos que nunca foram utilizados pelos mato-grossenses. O custo do equipamento está estimado em aproximadamente R$ 700 milhões.

A previsão de conclusão das obras do primeiro trecho do VLT de Salvador é para junho 2027. Já para os trajetos correspondentes aos lotes 2 e 3 da licitação, a estimativa é de término apenas em agosto de 2028.

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