BAHIA
MPBA inaugura centro voltado à solução consensual de conflitos
Compor intermediará causas complexas para assegurar direitos da sociedade de forma mais célere
Por Redação
![O Compor foi instalado na sede do MPBA, no Centro Administrativo da Bahia](https://cdn.atarde.com.br/img/Artigo-Destaque/1300000/1200x720/MPBA-inaugura-centro-voltado-a-solucao-consensual-0130711000202502131432-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.atarde.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F1300000%2FMPBA-inaugura-centro-voltado-a-solucao-consensual-0130711000202502131432.jpg%3Fxid%3D6555107%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1739489561&xid=6555107)
O Ministério Público do Estado da Bahia inaugurou nesta quinta-feira, dia 13, o (Compor), unidade especializada em métodos de resolução consensual de conflitos. O Compor foi instalado na sede do MPBA, no Centro Administrativo da Bahia.
Durante a inauguração, o procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, que preside o Centro, assinou acordos de cooperação com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
A coordenadora do Compor, promotora de Justiça Karinny Peixoto, explicou que o Centro funcionará como uma câmara de autocomposição voltada para a mediação e condução estratégica de conflitos complexos, promovendo interlocução qualificada entre todas as partes envolvidas.
Leia Também:
O objetivo é construir soluções consensuais que atendam ao interesse público, fortalecendo a atuação de promotores e procuradores de Justiça. A unidade oferece suporte técnico e metodológico em casos de alta complexidade, especialmente os de natureza multidisciplinar e com ampla repercussão social.
Segundo a promotora, as técnicas de autocomposição adotadas resultam em acordos mais céleres, com maior segurança jurídica e eficácia na defesa dos interesses da sociedade. “O Compor representa um avanço institucional na aplicação de métodos autocompositivos, ampliando a capacidade do MPBA de resolver conflitos de forma consensual e estratégica”, destacou.
Acordo pioneiro
O acordo com o TJBA é pioneiro no Brasil ao tratar da atuação extrajudicial estrutural na área de família, prevendo mecanismos de avaliação contínua da efetividade dos acordos celebrados no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), visando o fortalecimento da segurança jurídica e da unidade institucional, com medição dos resultados.
Já o acordo com a PGE visa fortalecer a cooperação institucional na construção de consensos voltados ao interesse público. Estão previstos mecanismos de comunicação e trabalho conjunto para que o consensualismo se torne base na resolução de causas complexas que envolvam o Estado da Bahia e o Ministério Público.
“O Compor mobilizará todos os instrumentos necessários da Instituição para enfrentar problemas complexos da sociedade, atuando em parceria com órgãos públicos e privados, entidades e a sociedade civil. Com essa iniciativa, o MPBA reafirma seu compromisso com métodos adequados de solução de conflitos e promove a transformação social por meio do diálogo e da cooperação”, concluiu Karinny Peixoto.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes