Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Bolsonaro no STF: oposição a Lula mira atos do 7 de Setembro

Cinco sessões estão agendadas e líderes da oposição preparam mobilização de apoiadores nas redes sociais para a data da Independência

Redação

Por Redação

02/09/2025 - 8:00 h | Atualizada em 02/09/2025 - 8:19
Bolsonaro
Bolsonaro -

A oposição no Congresso Nacional pretende aproveitar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que começa nesta terça-feira, 2, para reforçar e atrair apoiadores aos atos de domingo, 7 de Setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil.

O grupo avalia internamente que a condenação do ex-presidente é dada como certa e a dúvida é apenas a pena a ser definida — que pode chegar a 43 anos.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa hoje a julgar Bolsonaro e mais sete réus na investigação sobre uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

O caso está sendo analisado pela Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin (presidente), Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Ao todo, foram reservadas cinco sessões para o julgamento, que devem ocorrer nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro e os réus não precisarão comparecer presencialmente ao julgamento na Suprema Corte.

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), confirmou que irá acompanhar o julgamento.“Vou assistir, sim, apesar de achar que o jogo já está jogado. Não há nenhuma imparcialidade nesse julgamento.”

Para ele, ex-ministro no governo Bolsonaro, o julgamento é “político” e parcial. “A gente está assistindo a uma situação em que não há justiça, há 'justiçamento'. O problema não é técnico, não é jurídico, é eminentemente político. ”

Na Câmara, a oposição deve se reunir na manhã de hoje para o encontro semanal do grupo. Nas últimas semanas, os líderes da bancada mantiveram em sigilo as estratégias sobre a postura que adotarão durante o julgamento.

Deve ocorrer uma ampla convocação de apoiadores para os atos do 7 de Setembro, principalmente pelas redes sociais, segundo indicou o deputado Zé Trovão (PL-SC). "Esse julgamento vai ser o grande combustível para o 7 de setembro. Quanto mais absurdos saírem no decorrer, isso vai fortalecendo mais o movimento. Não existe como minimizar, não tem como minimizar nenhum ponto. Todos eles são graves e são perigosos", disse à CNN.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

7 de Setembro Jair Bolsonaro julgamento Lula STF

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Bolsonaro
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Bolsonaro
Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Bolsonaro
Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Bolsonaro
Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x