Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Brasil sai novamente do Mapa da Fome; Lula celebra

Resultado foi divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU)

Por Cássio Moreira

28/07/2025 - 13:26 h
Brasil está fora do Mapa da Fome
Brasil está fora do Mapa da Fome -

O Brasil está novamente fora do Mapa da Fome. O anúncio foi feito pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), em Adis Abeba, capital da Etiópia, nesta segunda-feira, 28.

O resultado retrata o recorte trienal entre 2022 e 2024, com 2,5% da população na zona de risco de subnutrição ou falta completa à alimentação. É a segunda vez que o país deixa o mapa; a primeira ocorreu em 2014, durante a gestão da então presidente Dilma Rousseff (PT), hoje no Brics.

Leia Também:

O Brasil voltou à condição de nação com insegurança alimentar durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2022, com cerca de 8,6 milhões de pessoas. O relatório completo foi divulgado na 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, que acontece a próxima terça, 29, na Etiópia.

Ministro comemora

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), celebrou a conquista, ligando a saída do Brasil do status de país com insegurança alimentar ao trabalho feito pela pasta por meio de programas sociais, além da alta na geração de empregos.

"Essa vitória é fruto de políticas públicas eficazes, como o Plano Brasil Sem Fome que engloba o Bolsa Família, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Cozinha Solidária, a valorização do salário mínimo, crédito para a produção de alimentos pela agricultura familiar (PRONAF), incentivo à qualificação profissional, ao emprego e ao empreendedorismo, além do incremento da alimentação escolar. Todas as políticas sociais trabalhando juntas para ter um Brasil sem fome e soberano", afirmou Wellington.

Lula celebra conquista

Nas redes sociais, logo após a divulgação do relatório, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou o anúncio, afirmando que deseja manter o combate à fome.

Presidente Lula celebra conquista
Presidente Lula celebra conquista | Foto: Ricardo Stuckert | PR

"Uma conquista histórica que mostra que com políticas públicas sérias e compromisso com o povo, é possível combater a fome e construir um país mais justo e solidário", escreveu o presidente da República na publicação.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bolsonaro Dilma Roussef Lula mapa da fome Onu

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Brasil está fora do Mapa da Fome
Play

Circuito Mulheres Negras: quanto a prefeitura pagou as artistas?

Brasil está fora do Mapa da Fome
Play

Desrespeito? Reação de Janja no velório de Preta Gil causa revolta

Brasil está fora do Mapa da Fome
Play

Bolsonaro vai a culto evangélico e tenta esconder tornozeleira; veja

Brasil está fora do Mapa da Fome
Play

Presidente do STF ignora crise dos vistos e é flagrado no forró

x