Lewandowski vai antecipar sua aposentadoria no STF, diz colunista | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Lewandowski vai antecipar sua aposentadoria no STF, diz colunista

Ministro completa 75 anos em maio e substituto será escolhido pelo presidente Lula

Publicado sexta-feira, 17 de março de 2023 às 11:07 h | Atualizado em 17/03/2023, 11:50 | Autor: Da Redação
Ricardo Lewandowski é ministro do STF desde 2006
Ricardo Lewandowski é ministro do STF desde 2006 -

Próximo de atingir a idade máxima permitida para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski vai antecipar sua aposentadoria compulsória por idade em algumas semanas.

Ao invés de maio, quando faz aniversário de 75 anos de idade no dia 11, o ministro do STF deverá se aposentar na última semana de abril, segundo informações da coluna de Bela Megale, do jornal O Globo.

Lewandowski foi indicado ao cargo em 2006, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que voltou a Presidência da República em 2023, após doze anos.

O favorito para assumir a vaga de Lewandowski na corte é o advogado de Lula, Cristiano Zanin. O nome da advogada baiana Vera Lúcia Santana de Araujo também foi cogitado.

Espera-se que, durante o terceiro mandato de Lula como presidente, que vai até 31 de dezembro de 2026, três ministros do STF se aposentem, incluindo Lewandowski.

São eles Rosa Weber, que deverá deixar o cargo em outubro, quando também completa 75 anos, e Luís Roberto Barroso, que planeja sair da corte em 2025, mesmo sem atingir a idade máxima permitida.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS