NOVOS MINISTROS
Lula tem lista com mais de dez nomes para três vagas do STF
Lewandowski e Weber se aposentam compulsoriamente em 2023; Barroso pode deixar a Corte em 2025
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem uma lista com mais de dez nomes para preencher as possíveis três vagas de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), com as aposentadorias compulsórias de Ricardo Lewandowski e Rosa Weber, que atingem a idade máxima para fazer parte da corte, 75 anos de idade. As informações são da colunista Carolina Brígido, do portal UOL.
Além disso, é cogitada uma possível aposentadoria de Luís Roberto Barroso em 2025, após terminar o seu mandato como presidente da Corte.
Para a vaga de Lewandowski, que será aberta em maio, o favorito é o advogado de Lula, Cristiano Zanin, que te defendeu nos processos relacionados a Lava Jato.
Leia mais: Sérgio Moro critica possibilidade de Lula indicar Zanin para o STF
Já para o posto de Rosa Weber, que ficará vago em outubro, o presidente da República prefere escolher uma mulher. Estão na lista a desembargadora do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região, Simone Schreiber; a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Katia Arruda; a procuradora aposentada Deborah Duprat; e as advogadas Carol Proner e Dora Cavalcanti.
Já o preenchimento da vaga de Barroso, que pode ficar vaga em 2025, mesmo sem o ministro atingir a idade máxima, os favoritos são o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão; e o advogado Manoel Carlos de Almeida Neto.
O nome da advogada baiana Vera Lúcia Santana de Araujo, defendido pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, não apareceu na lista.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes