Rui Costa viaja a Brasília para encontrar Lula | A TARDE
Atarde > Política > Brasil

Rui Costa viaja a Brasília para encontrar Lula

Reunião acontece em semana na qual presidente eleito começa a definir ministros para interlocutores

Publicado sexta-feira, 02 de dezembro de 2022 às 20:19 h | Atualizado em 02/12/2022, 21:48 | Autor: João Guerra
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o governador da Bahia, Rui Costa (PT)
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o governador da Bahia, Rui Costa (PT) -

Na semana em que, em uma série de reuniões em Brasília, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), começa a definir a sua equipe ministerial, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), viajou nesta sexta-feira, 2, para se encontrar com futuro chefe do executivo nacional. A viagem do gestor baiano à capital brasileira foi confirmada por fontes do A TARDE e também divulgada pelo site Poder 360.

O encontro entre os dois acontece no dia em que o próximo presidente da República disse já ter 80% dos nomes definidos para a Esplanada dos Ministérios e, embora oficialmente tenha dito que vai esperar até a sua diplomação no dia 12 de dezembro para oficializar os nomes nas respectivas pastas, o petista já tem confirmou alguns ministros a interlocutores em jantar na noite da quinta-feira, 1º.

Segundo o site, após o encontro com Rui, o presidente eleito segue para São Paulo nesta sexta na companhia do senador Jaques Wagner (PT), que o ajudará a definir os ocupantes das pastas.

O atual governador da Bahia tem sido cotado para assumir a Casa Civil, mas já teve o nome ventilado para comandar a Economia da próxima gestão federal ou até mesmo a presidência da Petrobras. Nos bastidores, o Wagner tenta garantir seu correligionário no primeiro escalão do governo Lula.

De acordo com o Poder 360, contudo, dirigentes do PT das regiões Sul e Sudeste trabalham contra a indicação de Rui e do senador eleito Wellington Dias (PT-PI), ambos nordestinos, para a equipe ministerial. O racha interno, segundo o site, teria, inclusive, irritado Lula.

Em seu Twitter, no início da noite desta sexta, o governador confirmou que viajou para Brasília pela manhã.

"Hoje às 6h já estava voando para Brasília quando me perguntaram se mesmo em final de governo não dava para deixar a leitura de relatórios de lado e tirar um cochilo. Respondi que a correria tem que continuar até o fim. A Bahia merece muito trabalho sempre", tuitou.

Em tempo, a indicação de Rui já era dada como certa, ainda que de modo informal nesta semana, junto com nomes como o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) como o ministro da Fazenda, o senador eleito Flávio Dino (PSB) na Justiça e o embaixador do Brasil na Croácia, Mauro Vieira, para o comando do Itamaraty, e o ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro para a Defesa.

Publicações relacionadas