Câmara aprova entrada da Bolívia no Mercosul | A TARDE
Atarde > Política

Câmara aprova entrada da Bolívia no Mercosul

Protocolo foi assinado em 2015 pelos estados membros, em Brasília

Publicado quarta-feira, 18 de outubro de 2023 às 20:54 h | Autor: Da Redação
Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília
Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília -

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira,18, por 323 votos a 98, o protocolo para a entrada da Bolívia no Mercosul. A Oposição, a Minoria e o partido Novo votaram contra a proposta. O acordo foi assinado em 2015, em Brasília, mas precisa de aprovação dos parlamentos de todos os países integrantes do Mercosul. O texto segue para o Senado.

O presidente da Câmara em exercício, Marcos Pereira (Republicanos-SP), na sessão de terça-feira,17, chegou a colocar o protocolo em pauta para votação, mas não houve acordo por parte da oposição, que queria votar acordos feitos entre Brasil e Israel antes.

O relator da matéria na Comissão de Relações Exteriores, Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), afirmou em seu parecer, de 2018, que "com a adesão da Bolívia, o Mercosul passa a constituir um bloco com 300 milhões de habitantes, área de 13,8 milhões de quilômetros quadrados e PIB de 3,5 trilhões de dólares. A Bolívia, além de sua localização estratégica, possui reservas de gás e de lítio, além de outros minerais de valor elevado."

O parecer também pontua que o Brasil é o principal parceiro comercial da Bolívia e o primeiro destino de suas exportações, devido à venda de gás natural. Os membros plenos do Mercosul são Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Atualmente, a Bolívia é um estado associado ao Mercosul, ao lado de outros países como Chile, Peru e Colômbia.

Publicações relacionadas