Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

POLÍTICA

Eleição na Câmara de Cairu é suspensa e reunião de vereadores acaba em confusão

Após suspender a sessão, presidente da Câmara determinou medidas judiciais contra os atos de reunião

Luan Julião
Por
Presidente da Câmara afirma que reunião não tem validade legal e pretende barrar a publicação da ata
Presidente da Câmara afirma que reunião não tem validade legal e pretende barrar a publicação da ata - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Eleições 2026

A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cairu, prevista para esta terça-feira, 20, tornou-se alvo de uma contestação interna após o vereador Frankhlin do Rosário pedir a anulação do edital que convocou o pleito. Em resposta, o presidente da Casa, vereador Antônio Damascena, declarou nulos os atos decorrentes de uma reunião realizada por um grupo de parlamentares nas dependências do Legislativo.

O pedido apresentado por Frankhlin pela manhã teve como fundamento o artigo 9º, § 2º, do Regimento Interno da Câmara. O dispositivo estabelece que a eleição deve ocorrer em 15 de dezembro ou na última sessão antes do recesso parlamentar. Diante do episódio, Damascena determinou que a Procuradoria Jurídica da Câmara adote as medidas judiciais cabíveis para formalizar a nulidade da reunião, que, segundo o comunicado da Presidência, foi realizada como se fosse uma sessão oficial.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

O requerimento do vereador questionava especificamente o edital de convocação 001/2026, que previa a escolha da Mesa Diretora para o próximo biênio.

Diante do questionamento do edil, o presidente acatou integralmente o requerimento e declarou cancelado o edital da convocação. Com isso a sessão foi suspensa e os trabalhos encerrados. Um grupo de vereadores, que não concordou com a decisão, em um ato golpista, se reuniu informalmente e juntos realizaram uma pretensa “sessão”, sem qualquer valor legal.

O presidente da Câmara, Antônio Damascena, esclarece que “dada as circunstâncias em que foi realizada esta reunião, ela não tem nenhum valor legal”, explicou. Em relação ao requerimento, o presidente afirmou que “tomar uma decisão em qualquer outro sentido, contrariando o que determina o Regimento Interno da Câmara, poderia tornar nulos todos os atos decorrentes dela”.

Leia Também:

ELEIÇÕES 2026

Jerônimo Rodrigues detalha futuro da Bahia na A TARDE FM e A TARDE Play nesta quinta
Jerônimo Rodrigues detalha futuro da Bahia na A TARDE FM e A TARDE Play nesta quinta imagem

ÚLTIMA PASSAGEM

Lula encerra atos de campanha na Bahia com multidão em Juazeiro
Lula encerra atos de campanha na Bahia com multidão em Juazeiro imagem

POLÊMICA

Fim de servidores em possível governo Flávio repercute no Parlamento
Fim de servidores em possível governo Flávio repercute no Parlamento imagem

Sobre a reunião da tarde o presidente já determinou que a pretensa ata da reunião não seja publicada no Diário Oficial. “Os atos do Poder Legislativo só passam a ter validade após a publicação no Diário Oficial. Nós vamos buscar na Justiça a declaração desta nulidade e assim garantir que esta ata não seja publicada e no dia 15/12, na data determinada pelo Regimento faremos a eleição da futura Mesa Diretora”, completou.

De acordo com o vereador Frankhlin do Rosário, se ocorresse a eleição, a legitimidade dos atos poderia ser questionada e prejudicar o bom andamento dos trabalhos da Casa, inclusive com questionamentos jurídicos capazes de impedir o bom funcionamento da Casa do Povo cairuense. “O que nós queremos é apenas respeitar as regras estabelecidas pelo Regimento Interno da Casa. Elas existem justamente para dar condições de igualdade nos procedimentos legais da Câmara. Aproveito e parabenizo o presidente, que acatou o meu requerimento, corrigindo um ato com vícios de ilegalidade, independente de intervenção judicial”, concluiu o vereador.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Bahia Câmara Municipal de Cairu eleição

Relacionadas

Mais lidas