95% dos eleitores de Bolsonaro declaram voto em ACM Neto | A TARDE
Atarde > Eleições 2024 > Eleições estaduais

95% dos eleitores de Bolsonaro declaram voto em ACM Neto

Por outro lado, 80% dos eleitores de Lula declaram voto em Jerônimo

Publicado sábado, 15 de outubro de 2022 às 12:09 h | Atualizado em 16/10/2022, 08:44 | Autor: Da Redação
Jair Bolsonaro já declarou estar aberto a uma aliança com ACM Neto no segundo turno
Jair Bolsonaro já declarou estar aberto a uma aliança com ACM Neto no segundo turno -

A primeira pesquisa da Atlasintel de intenções de voto na Bahia, tanto na disputa estadual quanto na nacional, trouxe informações a respeito da preferência dos eleitores no primeiro turno. Divulgado neste sábado, 15, pelo A TARDE, o levantamento mostrou que 95% dos votos na Bahia conquistados por Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno foram de quem pensa em votar em ACM Neto (UB) no segundo turno.

Por outro lado, 79,8% dos votos na Bahia dados a Lula (PT) no primeiro turno são de eleitores que afirmaram na pesquisa que vão votar em Jerônimo Rodrigues (PT) no dia 30 de outubro. Lula é declaradamente apoiador de Jerônimo e dividiu palanque com o baiano em Salvador algumas vezes, a última delas na última quarta-feira, 12.

Imagem ilustrativa da imagem 95% dos eleitores de Bolsonaro declaram voto em ACM Neto
 

ACM Neto, por outro lado, ensaiou aproximação com Ciro Gomes (PDT), mas em seus discursos, dizia que seus eleitores “tinham o direito de escolher o presidente que quisessem”, ainda que Jair Bolsonaro tenha declarado estar aberto a uma aliança com o ex-prefeito de Salvador no segundo turno.

A primeira rodada de pesquisas nesta nova fase das eleições de 2022 ouviu 1.620 eleitores de 282 municípios do estado, no período de 9 a 13 de outubro. Nela, Jerônimo aparece com 55% dos votos válidos, enquanto ACM Neto (União Brasil) figura com 45% das intenções de votos do eleitorado baiano.

Favorito a vencer o pleito estadual, Jerônimo Rodrigues atribui o sucesso de sua campanha ao fato de sua candidatura representar um projeto coletivo. “As pessoas já entenderam que minha candidatura não é um projeto individual de poder. Eu represento um time responsável pela maior transformação que a Bahia viveu em toda sua história”, disse o petista, que durante seus discursos, costuma criticar o fato de ACM Neto não tomar partido entre Lula e Bolsonaro na disputa presidencial.

“O primeiro turno já mostrou que a Bahia tem lado e está com Lula e Jerônimo. Agora, vamos trabalhar ainda mais para consolidar nossa vitória no segundo turno”, disse o candidato do PT ao Governo do Estado. “Independentemente das pesquisas, vamos continuar trabalhando com muita humildade”, concluiu.

Apoiadores de Jerônimo, como o presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, os deputados estaduais Rosemberg Pinto (PT) e Osni Cardoso (PT) e o vereador de Salvador Henrique Carballal (PDT), também se mostraram contentes com o resultado da primeira pesquisa da Atlasintel para o segundo turno do pleito estadual. No primeiro turno, a Atlasintel foi o instituto que realizou pesquisas que mais se aproximaram do resultado das urnas na Bahia.

Publicações relacionadas