UB insiste em pleito presidencial e confirma Soraya na cabeça de chapa | A TARDE
Atarde > Política > Eleições 2024

UB insiste em pleito presidencial e confirma Soraya na cabeça de chapa

Após desistência de Bivar em disputar a vaga ao Planalto, UB decide, a dois meses da eleição, que disputará o pleito e convida Santos Cruz como vice

Publicado terça-feira, 02 de agosto de 2022 às 13:54 h | Autor: Da Redação
Soraya Thronicke foi eleita senadora do Mato Grosso do Sul em 2018, pelo PSL, na época em que apoiava Jair Bolsonaro
Soraya Thronicke foi eleita senadora do Mato Grosso do Sul em 2018, pelo PSL, na época em que apoiava Jair Bolsonaro -

Partido com maior tempo de televisão nestas eleições, o recém-criado União Brasil (UB), fruto da fusão entre Democratas (DEM) e Partido Social Liberal (PSL), disputará a eleição presidencial deste ano com a senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke, que quando integrava o PSL chegou a cobrar que manifestantes fossem às ruas para cobrar o centrão. A confirmação foi do próprio partido.

O convite para integrar a candidatura de vice-presidente da chapa foi feito ao general Santos Cruz (Podemos), que chegou a ser cogitado como candidato à Presidência da República, antes de ameaçar sair da sua legenda caso esta apoiasse Jair Bolsonaro (PL). O Podemos avaliará a possibilidade de ter o general como vice na chapa de Soraya.

O União Brasil, que preferiu não se juntar a partidos da chamada “terceira via” para lançar a pré-candidatura de Luciano Bivar, deve oficializar sua nova chapa nesta terça-feira, 2. Desde a desistência de Bivar em concorrer à vaga ao Planalto, na semana passada, houve informações, não confirmadas, de que o UB negociava acordo com o PT para estas eleições. Bivar disputará a reeleição à Câmara dos Deputados.

Uma vez oficializada a chapa, Soraya terá como adversária no pleito uma colega de casa legislativa e conterrânea, Simone Tebet (MDB), que teve sua candidatura à Presidência da República confirmada na semana passada e a vaga de vice, com Mara Gabrilli (PSDB), anunciada nesta terça-feira, 8. No entanto, Tebet teve sua pré-candidatura anunciada no final do ano passado e chegou a pontuar 4% nas pesquisas no mês passado

Ex-bolsonarista, assim como Santos Cruz, Soraya tem sua vaga garantida no Senado caso perca a eleição, já que foi eleita senadora em 2018, ao contrário de Simone Tebet, eleita em 2014 e que tem seu último ano de mandato no Senado.

Publicações relacionadas