Mara Gabrilli é anunciada como vice de Tebet na chapa presidencial | A TARDE
Atarde > Política > Eleições 2024

Mara Gabrilli é anunciada como vice de Tebet na chapa presidencial

Nome da tucana já era favorito desde o início da semana, mas confirmação aconteceu na terça-feira, 2

Publicado terça-feira, 02 de agosto de 2022 às 13:02 h | Autor: Da Redação
O anúncio de que Mara Gabrilli (PSDB) será a vice de Simone Tebet (MDB) foi feito pela cúpula do MDB junto à federação Cidadania-PSDB, que haviam decidido pelo nome da paulista no dia anterior
O anúncio de que Mara Gabrilli (PSDB) será a vice de Simone Tebet (MDB) foi feito pela cúpula do MDB junto à federação Cidadania-PSDB, que haviam decidido pelo nome da paulista no dia anterior -

Após a informação de que Mara Gabrilli (PSDB) era a favorita para ocupar o posto de vice na chapa encabeçada por Simone Tebet (MDB) e a própria parlamentar sul-mato-grossense confirmar que estaria ao lado de uma mulher na disputa à Presidência da República, o que se esperava foi confirmado nesta terça-feira, 2.

O anúncio foi feito pela cúpula do MDB junto à federação Cidadania-PSDB, que haviam decidido pelo nome da paulista no dia anterior, em encontro com seus representantes na sede do MDB em São Paulo.

Favorito de Tebet desde que a senadora do Mato Grosso do Sul anunciou sua pré-candidatura, no final do ano passado, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) declinou do convite. A também senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) foi cotada para ser a vice, mas o MDB, que está dividido e tem apoiadores de Lula (PT) e Bolsonaro (PL), prefere ter um nome do PSDB para manter o envolvimento dos tucanos com o pleito.

No final do ano passado, o PSDB realizou prévias para definir quem seria seu pré-candidato à Presidência da República. Em uma disputa entre os então governadores de São Paulo e Rio Grande do Sul, João Doria e Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, o paulista levou a melhor. No entanto, sua pré-candidatura foi retirada e o PSDB passou a não encabeçar nenhuma outra chapa à Presidência da República. 

Ainda no primeiro semestre desse ano, partidos da chamada terceira via tentaram se unir em torno de uma única chapa. O União Brasil, que havia lançado pré-candidatura própria, encabeçada por Luciano Bivar, deixou a negociação

Após a desistência de Bivar em se candidatar, o União Brasil passou a não compor nenhuma chapa à Presidência da República. Na Bahia, porém, o candidato a governador da legenda, ACM Neto (UB), conversa com Ciro Gomes e seu partido, o PDT.

Publicações relacionadas