DISCRETO?
Filho de Bolsonaro tem apenas dois projetos na Câmara; saiba quais são
Com atuação tímida, filho “04” do ex-presidente alçar voos maiores para além da vereança
Por Redação

O filho mais novo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Jair Renan, vereador de Balneário Camboriú (SC), vem demonstrando uma atuação tímida na casa legislativa.
O jovem, que usou o mesmo nome do pai nas urnas durante as eleições de 2024, apresentou apenas dois projetos na Câmara em seis meses de atuação.
Entre os projetos apresentados pelo edil estão a proibição dos símbolos comunistas em espaços públicos e privados da cidade catarinense e a limitação do número de moções propostas por cada vereador.
Quais são os projetos?
Proibição de símbolos comunistas
O projeto apresentado pelo filho “04” do ex-presidente trata sobre a proibição da exibição de símbolos, emblemas ou qualquer forma de apologia ou doutrinação ao comunismo, socialismo e nazismo em espaços públicos e privados de Balneário Camboriú.
Leia Também:
A medida é afrouxada apenas para fins educativos. A proposição diz que a simbologia deve se limitar ao uso nas disciplinas de história ou correlatas, desde que não configurem apologia ou doutrinação.
“Historicamente, o comunismo, o socialismo real e o nazismo deixaram um rastro de mortes, repressão e violações graves aos direitos humanos. Estima-se que os regimes comunistas tenham sido responsáveis por mais de 100 milhões de mortes no século XX, conforme registrado na obra O Livro Negro do Comunismo, organizada por Stéphane Courtois e publicada por diversos historiadores europeus”, justificou o vereador.
Limite de moções
O segundo projeto de Jair Renan é compartilhado com os demais colegas de Parlamento.
O texto, apresentado na Câmara, trata sobre o limite do número de moções — mensagens formais usadas para elogiar, criticar ou expressar sentimentos sobre assuntos políticos — que cada vereador pode apresentar por ano e por sessão.
Moção anti-Lula
Seguindo essa linha, o vereador apresentou uma moção de repúdio ao presidente Lula (PT) afirmando que o governo federal tem deixado de lado o estado de Santa Catarina e a cidade de Balneário Camboriú.
O comunicado foi aprovado pelos demais vereadores em plenário.
“A Câmara Municipal de Balneário Camboriú não pode se calar frente a um governo que desrespeita tradições culturais e trabalhistas, prejudica a economia local e nacional, apoia regimes antidemocráticos e promove desarmonias institucionais”, diz o documento.
Cotado para Câmara dos Deputados
Mesmo inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro pretende se perpetuar na política por meio dos seus filhos.
Jair Renan, por exemplo, é um dos herdeiros que deve ser lançado na corrida eleitoral de 2026. Para o filho “04”, o político tem confidenciado a aliados que prepara a Câmara dos Deputados para recebê-lo.
Sendo assim, o ex-presidente afirma que deve lançar o nome de Jair Renan como candidato a deputado federal pelo estado de Santa Catarina, onde mantém aliança com o governador Jorginho Mello (PL).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes