Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

REFORÇO

Força Nacional de Segurança é acionada para atuar na Bahia; saiba motivo

Confronto entre indígenas e donos de terras da região se intensificaram nos últimos meses

Por Redação

17/04/2025 - 10:03 h
Força Nacional reforçará segurança no Extremo Sul da Bahia
Força Nacional reforçará segurança no Extremo Sul da Bahia -

A Força Nacional de Segurança Pública foi convocada para atuar no Extremo Sul da Bahia, palco de recorrente episódios de conflitos agrários entre indígenas e donos de terras da região.

Conforme nota oficial divulgada pelo governo do estado nesta quinta-feira, 17, a Força Nacional atuará especificamente em áreas de interesse e serviços da União, em regime de cooperação com as autoridades locais, contando com o apoio contínuo das forças estaduais de segurança pública, que seguem com presença ativa e permanente na região.

Leia Também:

Ainda de acordo com o comunicado, a vinda da FN ao estado acontece após o governo acolher a sugestão do Ministério da Justiça e Segurança Pública — corroborada pelo Ministério dos Povos Indígenas e pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba).

Os conflitos na região são motivados por disputas sobre a posse da terra, com os indígenas reivindicando a área como tradicional e os fazendeiros alegando serem proprietários legais.

Veja a nota na íntegra:

O Governo do Estado da Bahia informa que manterá suas ações regulares de policiamento na região do Extremo Sul, conforme prevê a Constituição Federal, e seguirá atuando, em conjunto com a Polícia Federal, para assegurar a paz e a ordem pública.

Diante da complexidade da situação, o Governo do Estado acolheu a sugestão do Ministério da Justiça e Segurança Pública — corroborada pelo Ministério dos Povos Indígenas e pelo MUPOIBA — para o envio da Força Nacional de Segurança Pública.

A Força Nacional atuará especificamente em áreas de interesse e serviços da União, em regime de cooperação com as autoridades locais, contando com o apoio contínuo das forças estaduais de segurança pública, que seguem com presença ativa e permanente na região.

O Governo da Bahia reafirma seu compromisso com a legalidade, a importância da demarcação de terras indígenas, respeito a propriedade privada e garantia da ordem pública, como assegura a Constituição Federal. Reitera, ainda, que o diálogo é o único caminho legítimo e duradouro para a construção de soluções pacíficas e sustentáveis para a região.

Operação Pacificar

Em operação deflagrada em março deste ano, a Polícia Civil prendeu dez pessoas acusadas de atuarem para "retomar" terras que pertenceriam aos seus ancestrais.

Conforme a corporação, os mandados cumpridos no âmbito da Operação Pacificar foram expedidos no curso de Inquéritos que investigam a ação de grupos de supostos indígenas armados que, a pretexto de estarem atuando em "retomadas" de territórios de seus ancestrais, agem com violência e grave ameaça contra trabalhadores e proprietários rurais, saqueando as produções agrícolas, mobiliários e veículos, além de restringir a liberdade das vítimas por períodos juridicamente relevantes.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Extremo Sul da Bahia Força Nacional indígenas

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Força Nacional reforçará segurança no Extremo Sul da Bahia
Play

Mineração: Bahia sediará evento histórico que contará com pregão da Bolsa de Toronto

Força Nacional reforçará segurança no Extremo Sul da Bahia
Play

No Brics, Lula revela torcida pelo Fluminense no Mundial; assista

Força Nacional reforçará segurança no Extremo Sul da Bahia
Play

Vídeo: deputado e prefeito viram whisky em festa de São João

Força Nacional reforçará segurança no Extremo Sul da Bahia
Play

Tarcísio usa bandeira de Israel e canta louvor na Marcha para Jesus

x