POLÍTICA
Governo Lula prepara anúncio de pacote de medidas para professores
Novidade deve ser anunciada na próxima terça-feira, 14
Por Redação
O governo Lula (PT) deve anunciar um pacote de medidas voltado para valorização dos professores. Entre as medidas que serão anunciadas na próxima terça-feira, 14, está o aumento de uma seleção nacional unificada para contratação de novos profissionais.
As mudanças, segundo a gestão, intenciona aumentar o estímulo dos jovens aos cursos de licenciaturas e beneficiar profissionais já formados.
Leia também
>> Ministro diz que mudanças da Meta 'ameaçam' soberania do Brasil
>>Sidônio deve demitir nome ligado à Janja na Secom
>>Lula lidera preferência para 2026 e Gusttavo Lima é citado pela 1ª vez
O governo chegou a cogitar anunciar as medidas em 15 de outubro, data comemorativa do Dia dos Professores, mas não havia fechado todas decisões.
Saiba quais serão as ações propostas pelo governo
Um programa para levar profissionais da educação para áreas em que falta essa mão de obra. A ideia é parecida com o Mais Médicos, segundo o próprio ministro, Camilo Santana. O pacote de medidas, inclusive, se chamará Mais Professores por conta desse programa.
Uma seleção nacional unificada para que as redes municipais e estaduais contratem seus profissionais em início de carreira. Atualmente, cada estado ou prefeitura faz seu concurso.
Um Pé-de-Meia (programa de pagamento de bolsas e uma poupança) para estudantes universitários que escolham qualquer licenciatura ou Pedagogia e que tirarem acima de 650 na média do Enem. Os aprovados em 2025 já teriam esse direito. O valor seria de R$ 500 por mês.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes