Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ENTENDA

Gripe aviária: Câmara acelera votação para subsídio a produtor rural

Outra proposta em discussão é sobre pagamento a auditores fiscais

Redação

Por Redação

26/05/2025 - 22:05 h
Gripe aviária no Brasil
Gripe aviária no Brasil -

Em meio ao surto da gripe aviária, a Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira, 26, o requerimento de urgência para dois projetos ligados ao setor agropecuário na tentativa de combater as emergências sanitárias no país.

A aprovação do requerimento de urgência permite que o texto seja votado no plenário, sem a necessidade de passar pelas comissões temáticas da casa legislativa.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Um dos projetos apresentados na Câmara trata sobre a concessão de um subsídio do governo federal ao produtor rural que for afetado por eventos climáticos ou sanitários adversos.

Leia Também:

O documento, apresentado pelo ex-deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), propõe o Fundo Nacional para Prevenção, Proteção e Defesa Agropecuária Contra Calamidades (Fundeagro).

“Com essa proposta, buscamos criar mais um mecanismo para proteção contra eventos que causem prejuízo ao setor agropecuário, que é o principal gerador de divisas para o nosso país”, afirmou o autor da proposta, o ex-deputado Jerônimo Goergen (PP-RS).

Indenização

A outra proposta que será analisada em plenário prevê o pagamento de indenização a auditores. A remuneração será condicionada para aqueles que usarem a folga remunerada para continuar trabalhando na fiscalização dos estabelecimentos de produtos de origem animal.

Quem terá direito ao pagamento

  • auditores fiscais agropecuários; e
  • Servidores integrantes do Plano de Carreira dos Cargos de Atividades Técnicas e Auxiliares de Fiscalização Federal Agropecuária (PCTAF).

Esta é uma iniciativa do deputado Domingos Sávio (PL-MG).

Votação

Com os trâmites acelerados, a expectativa é que os projetos sejam votados na Câmara dos Deputados na terça-feira, 27, ou na quarta, 28, em plenário.

Gripe aviária

Detectada pela primeira vez em uma granja de aves comerciais em Montenegro (RS), a gripe aviária (IAAP) segue, até agora, restrita ao Rio Grande do Sul, conforme declarou o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), no dia 18 deste mês. Segundo ele, todos os protocolos sanitários estão sendo cumpridos.

“Olha, o Mapa, Ministério da Agricultura e Pecuária, tomou todas as providências. Ela é limitada ao município do Rio Grande do Sul e cumpre totalmente os protocolos sanitários, no sentido de limitá-la e superar o mais rápido possível. O Brasil é um exemplo pro mundo de compromisso com a questão sanitária, tanto animal quanto vegetal”, afirmou Alckmin em coletiva de imprensa no Vaticano, após participar da missa que celebra o início do pontificado de Leão XIV.

É possível a transmissão de humano para humano?

Até o momento, a transmissão sustentada do vírus de pessoa-a-pessoa não foi comprovada. "Apesar disso, é fundamental a adoção de medidas sanitárias eficazes, uma vez que o vírus pode sofrer mutações. Importante destacar que o Brasil nunca teve um caso de gripe aviária em humano", disse a infectologista.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Câmara dos Deputados gripe aviária

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Gripe aviária no Brasil
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Gripe aviária no Brasil
Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Gripe aviária no Brasil
Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Gripe aviária no Brasil
Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x