POLÍTICA
Haddad vira 'candidato ideal' para disputar o Senado em 2026
Ministro da Fazenda é cotado para o posto em São Paulo
Por Redação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), se tornou um dos principais cotados dentro do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para disputar o Senado nas eleições de 2026 pelo estado de São Paulo. No próximo ano, duas cadeiras estão em jogo.
O presidente Lula, candidato natural à reeleição até o momento, tem dito a aliados que o foco principal nas próximas eleições deve ser o Congresso Nacional, com a escolha de nomes considerados fortes para barrar a oposição. Nesse cenário, segundo Andréia Sadi, em seu blog no portal G1, o ministro é tido como uma das principais opções no entorno presidencial.
Anteriormente, Haddad foi cotado para ser candidato a presidente em 2026, o que não deve ocorrer com uma nova candidatura de Lula. Ele também estaria inclinado a rejeitar uma nova tentativa de se eleger governador de São Paulo, como em 2022.
Leia Também:
Fernando Haddad
Atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad esteve à frente do Ministério da Educação entre 2005 e 2012, ano em que foi eleito prefeito de São Paulo. Em 2016, o petista perdeu a reeleição para João Doria (PSDB).
Em 2018, com a prisão do então pré-candidato Lula, Haddad foi alçado para concorrer à presidência da República, perdendo no segundo turno para Jair Bolsonaro (PL). Em 2022, ele foi candidato ao governo de São Paulo, sendo derrotado por Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes