Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

POLÍTICA

Lula bate o martelo e deve indicar novamente Messias ao STF

Decisão foi comunicada pelo presidente a aliados

Cássio Moreira
Por
Lula insiste em nova indicação de Jorge Messias
Lula insiste em nova indicação de Jorge Messias - Foto: Rafa Neddermeyer | Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve indicar novamente, nos próximos meses, o nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF), mesmo após a derrota história de abril, de acordo com informações obtidas pelo portal A TARDE.

Aliados já foram comunicados por Lula sobre a decisão, que envolve uma série de fatores. Uma das fontes pontuou ao portal A TARDE que o presidente entende que o cenário mudou de forma inesperada em abril, às vésperas da votação.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A mesma fonte revelou também que alguns dos senadores que votaram contra a indicação de Messias no Plenário do Senado mostraram arrependimento da decisão, que teria sido apenas por questões políticas.

Lula também entende que precisa ser grato a Messias, que foi exposto a um fato quase inexistente na história do Supremo, que é a rejeição de um nome indicado pelo presidente. A avaliação do petista é que indicar outra pessoa é "trair" seu aliado, que tem uma longa carreira pública.

Baiano confirma intenção

Um dos nomes que confirmou que Lula deve indicar novamente Messias para o Supremo, em conversa com o portal A TARDE, foi o senador Otto Alencar (PSD), um dos seus principais aliados no Congresso Nacional.

Otto, que defendeu a biografia de Messias, atribuindo a derrota aos bolsonaristas, pontuou que Lula ainda não tem data para fazer a nova indicação ao Senado. O baiano é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), responsável por sabatinar os indicados ao posto de ministro do STF.

Otto também reforçou que é direito do presidente indicar os ministros do STF, e afirmou ter votado em perfis escolhidos por Jair Bolsonaro (PL), ex-chefe do Planalto, durante seu mandato.

Leia Também:

POLÍTICA

Deputado baiano integra comitiva de Flávio Bolsonaro em encontro com Trump
Deputado baiano integra comitiva de Flávio Bolsonaro em encontro com Trump imagem

POLÍTICA

Ministro acusa Flávio Bolsonaro de entregar saúde do RJ às milícias
Ministro acusa Flávio Bolsonaro de entregar saúde do RJ às milícias imagem

POLÍTICA

Filme de Bolsonaro, 'Dark Horse', é propaganda política? Entenda
Filme de Bolsonaro, 'Dark Horse', é propaganda política? Entenda imagem

"Eu votei no (André) Mendonça, votei também no Kássio (Nunes Marques)", afirmou o senador.

Apesar da sinalização de Lula, uma norma editada por José Sarney, ex-presidente do Senado, em 2010, veta a apreciação de um mesmo quadro para o Supremo mais de uma vez durante a 'sessão legislativa', como é chamado o ano vigente de funcionamento da Casa.

"É vedada a apreciação, na mesma sessão legislativa, de indicação de autoridade rejeitada pelo Senado Federal", diz a norma.

Derrota história

Jorge Messias foi rejeitado pelo Plenário do Senado no dia 29 de abril, quando obteve apenas 34 votos favoráveis. Outros 42 senadores votaram contra siua indicação.

"Sou grato a Deus por ter chegado até aqui. Participei de forma íntegra e franca de todo este processo, me submeti durante cinco meses a um escrutínio que é decorrente do próprio processo constitucional, fui recebido por 78 senadores, fui recebido de forma generosa, eu não tenho nada a falar nem a reparar acerca da conduta de ninguém", desabafou Messias logo após a derrota.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Jorge Messias Lula otto alencar Senado

Relacionadas

Mais lidas