POLÍTICA
Lula 'declara guerra' às fake news após revogar portaria
Presidente diz que não pode ter medo de combater desinformação
Por Cassio Moreira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira, 16, que é preciso enfrentar as chamadas fake news, sem "medo". A declaração ocorre em meio ao recuo do governo federal na portaria que previa o monitoramento das transações Pix.
Leia mais
>> Governo publica MP que proíbe taxação e cobrança adicional no Pix
>> Em meio a fake news sobre taxação, uso do Pix despenca em janeiro
>> Governo revoga portaria que aumenta fiscalização do Pix
A decisão da Receita Federal de revogar a norma, na quarta, 15, ocorreu diante dos boatos espalhados de uma possível taxação nas transferências, o que não aconteceria. Além da revogação, o governo federal publicou uma Medida Provisória vetando qualquer iniciativa do tipo.
"Nós não temos que ter medo de enfrentar a mentira. Não temos que ter nenhuma preocupação de enfrentar essas pessoas travestidas de políticos que, na verdade, tentaram dar um golpe neste país dia 8 de janeiro de 2022", disparou Lula durante o ato de sanção da reforma tributária.
"Não temos que ter medo de enfrentar as mentiras das fake news, e não temos que ter medo de fazer um debate, fazer a disputa. Se a gente perde, o sistema democrático está correndo um risco no mundo inteiro", completou o presidente da República.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes