RETOMADA
Lula e Alcolumbre retomam relação após racha por indicação ao STF
Presidentes da República e do Senado voltaram a se falar

Por Redação

Os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), voltaram a conversar, embora a relação entre os dois não tenha voltado à mesma proximidade que teve na maior parte de 2025, segundo o jornal Folha de S.Paulo.
Alcolumbre foi o principal aliado de Lula no Legislativo ao longo do ano, mas estava rompido com o petista desde a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal). O presidente do Senado e outros políticos importantes da Casa queriam que o escolhido fosse o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Leia Também:
O afastamento entre Alcolumbre e o Executivo foi tão intenso que o senador parou de falar com o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), um dos representantes diretos de Lula no Legislativo.
Lula fez diversos acenos públicos a Alcolumbre em semanas recentes para baixar a temperatura. Senadores como Weverton Rocha (PDT-MA), Omar Aziz (PSD-AM), Otto Alencar (PSD), Eduardo Braga (MDB-AM), Renan Calheiros (MDB-AL) e Randolfe Rodrigues (PT-AP) participaram de um esforço de reaproximação entre os dois presidentes de Poder.
O petista conversou com Alcolumbre por telefone no fim da semana passada. A ligação foi uma espécie de prévia para um encontro presencial realizado alguns dias depois, em Brasília.
Lula agradeceu ao presidente do Senado pelos projetos de interesse do governo aprovados no Legislativo. O petista já vinha dando declarações nesse sentido publicamente.
O presidente também sondou Alcolumbre sobre o clima para a indicação de Messias, mas essa parte da conversa não teve conclusão. Será necessário esperar a retomada dos trabalhos do Legislativo, em fevereiro, para uma avaliação mais precisa.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



