Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Ministra reage à pressão por mulher no STF e avalia escolha de Lula

Presidente deve indicar o Jorge Messias para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso na Corte

Yuri Abreu

Por Yuri Abreu

17/10/2025 - 6:50 h
Ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann
Ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann -

A ministra de Relações Institucionais do governo Lula (PT), Gleisi Hoffmann, saiu em defesa do presidente após pressões para que o petista optasse por uma mulher no Supremo Tribunal Federal (STF) para a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.

O mandatário, no entanto, mesmo com os apelos, já definiu o seu escolhido: o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias. Ele venceu a disputa contra outros nomes ventilados como o baiano Bruno Dantas, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Gleisi Hoffmann, em defesa do presidente, afirmou que Lula tem compromisso com as mulheres e questões de gênero e raça, mas destacou que cabe única e exclusivamente ao petista essa escolha.

Leia Também:

"A gente tem que lembrar que ele foi o presidente que mais indicou mulheres, seja para cargos no Judiciário, seja para cargos no Executivo", afirmou Gleisi Hoffmann em entrevista ao Metrópoles, na quinta-feira, 16.

A ministra Cármen Lúcia foi indicada por ele. Aliás, o primeiro negro no Supremo, o ministro Joaquim Barbosa, também foi indicado pelo presidente”
Gleisi Hoffmann - Ministra de Relações Institucionais

Indicações femininas

A ministra de Relações Institucionais, ao reforçar a defesa de Lula, pontuou que o presidente indicou uma mulher para o Superior Tribunal Militar (STM): a advogada Verônica Abdalla Sterman.

“O presidente acabou de indicar mais uma mulher para o Superior Tribunal Militar — já havia indicado a primeira anteriormente. Indicou mulheres para o STJ, para a presidência de banco público, e nomeou mais ministras em seu governo", lembrou Gleisi.

"Então não se pode ter dúvidas sobre o compromisso que o presidente tem com as mulheres, com as questões de gênero e raça”, finalizou a ministra.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Gleisi Hoffmann Jorge Messias Lula STF

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann
Play

Ato na Barra reúne milhares em protesto contra PL que reduz pena de Bolsonaro

Ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

Ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann
Play

Jerônimo provoca oposição e exibe trens do VLT: “Olha aqui os empréstimos”

x