Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

LUTO

Morre Renato Rabelo, ex-presidente do PCdoB, aos 83 anos

Político, que lutava contra um câncer , deixa esposa e dois filhos

Redação

Por Redação

15/02/2026 - 14:56 h | Atualizada em 15/02/2026 - 15:35

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Renato Rabelo
Renato Rabelo -

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) informou neste domingo, 15, a morte do político Renato Rabelo, aos 83 anos. Ele presidiu o partido entre 2001 e 2015 e é considerado uma das principais lideranças da história da legenda.

Nos últimos três anos, Rabelo se dedicou à saúde, enfrentando a evolução de um câncer. Ele deixa a esposa, Conceição Leiro Vilan, e os filhos André e Nina.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“Renato Rabelo foi um dos mais importantes dirigentes de nossa história centenária. Nos últimos três anos, dedicou-se a cuidar da saúde, sem deixar de contribuir com o PCdoB. No período mais recente, lutou de modo tenaz contra a evolução de um câncer”, afirmou o partido em nota.

Leia Também:

Trajetória

Com mais de 60 anos de militância, Rabelo iniciou sua trajetória política na União Nacional dos Estudantes (UNE) e na Ação Popular, integrando o núcleo que levou a organização ao PCdoB em 1973.

Exilado na França após a Chacina da Lapa, em 1976, retornou ao Brasil com a anistia de 1979 e consolidou-se como dirigente e formulador teórico do partido.

Durante sua presidência, Rabelo participou da Frente Brasil Popular, contribuindo para a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência em 1989, e guiou o PCdoB na articulação com governos de coalizão nos períodos de Lula e Dilma Rousseff.

Até os últimos dias, ele manteve participação política e intelectual, inclusive como presidente da Fundação Maurício Grabois, da qual se tornou presidente de honra em 2025.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

dilma rousseff Luiz Inácio Lula da Silva Morte pcdob Renato Rabelo

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Renato Rabelo
Play

Dancinhas e pai na UTI: por que postura de Flávio Bolsonaro virou alvo de críticas

Renato Rabelo
Play

Leo Prates se licencia do mandato na Câmara para focar na reeleição

Renato Rabelo
Play

Leo Prates abre o coração sobre saída do PDT e admite tristeza: "Me serviu muito"

Renato Rabelo
Play

Fim da escala 6x1: Leo Prates defende jornada de 40 horas e limite de 5 dias de trabalho

x