POLÍTICA
Pablo Roberto lança pacto para alfabetização de crianças em Feira de Santana
Feira pela Alfabetização é aposta da Secretaria de Educação

Por Cássio Moreira

A Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana lançou, no dia 22 de setembro, o pacto Feira pela Alfabetização, um programa que tem como meta garantir a alfabetização de crianças do município até o 2° ano do Ensino Fundamental, como é recomendado.
Leia Também:
O secretário de Educação e vice-prefeito da cidade, Pablo Roberto (PSDB), destacou a importância do chamado coletivo para debater o tema e encontrar soluções, ressaltando a necessidade de engajamento por parte de toda a sociedade.
“O pacto não é apenas da Prefeitura ou da Secretaria de Educação, é um compromisso que precisa ser assumido por toda a sociedade. Estamos falando do futuro de nossas crianças e da construção de uma cidade mais justa, preparada e com oportunidades para todos. A alfabetização na idade certa é o primeiro passo para garantir equidade e melhorar todos os indicadores educacionais no presente e no futuro”, afirmou Pablo Roberto.
A partir da última terça-feira, 23, uma comissão iniciou os trabalhos para colocar em prática várias ações que envolvem:
- Ampliação da formação continuada dos professores;
- Criação do cargo de assistente de educação, apoiando o trabalho pedagógico em sala de aula;
- Atendimento individualizado aos alunos com maiores dificuldades;
- Implantação de uma central telefônica que fará contato diário com as famílias como estratégia de combate à evasão escolar;
- Monitoramento escolar em tempo real;
- Distribuição de material específico para alfabetização
Preocupação com o tema
Durante visita ao Grupo A TARDE, nesta quinta-feira, 25, Pablo Roberto apontou a alfabetização dentro da idade correta como um dos grandes desafios à frente da pasta.
"O nosso grande desafio é alfabetizar no tempo certo e idade correta. Precisamos criar uma mobilização para alfabetizar o aluno até o 2º Ano (Segundo Ano). Esse é o nosso foco hoje. Todas as mobilizações que montamos ao longo de 2025, e que terão o impacto na educação, estamos projetando para que este ano tenha uma melhora significativa, mas o nosso grande desafio é para alfabetizar na idade correta", pontuou na ocasião.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes