Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Papa Franscico recebe homenagem na Câmara dos Deputados

Casa aprovou voto de pesar pela morte do pontífice

Por Redação

23/04/2025 - 6:40 h | Atualizada em 23/04/2025 - 9:33
Deputados aprovaram em Plenário voto de pesar
Deputados aprovaram em Plenário voto de pesar -

A Câmara dos Deputados aprovou voto de pesar pela morte do papa Francisco. Foram seis requerimentos com o mesmo tema aprovados nesta terça-feira, 22, em Plenário, apresentados por deputados de partidos da esquerda à direita. O pontífice morreu na segunda,21, aos 88 anos, de insuficiência cardíaca e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O presidente da Frente Parlamentar Católica, deputado Luiz Gastão (PSD-CE), afirmou que o pontificado de Francisco foi marcado por "um zelo incansável pelos pobres, pelos descartados, pelos menores – ícones do próprio Cristo sofredor". "Expressão viva da misericórdia que não contradiz a verdade", disse Gastão, autor de um dos requerimentos.

Leia Também:

Para o líder do PSB, deputado Pedro Campos (PE), a voz de Francisco ecoou em defesa dos mais vulneráveis, dos refugiados, dos imigrantes e de todos aqueles que sofrem com a pobreza e a exclusão social. "A moção representa nossa fé e esperança de que o exemplo de Francisco continue nos inspirando a buscar a paz, a unidade, a conciliação entre os povos", afirmou.

O deputado Danilo Forte (União-CE) disse que o papa foi uma liderança espiritual singular, que dedicou sua vida ao serviço dos mais pobres, à promoção da paz, à defesa da dignidade humana e à difusão dos valores cristãos. "Ele nos ensinou que a verdadeira força da fé está na humildade, na escuta e na prática do amor ao próximo", declarou.

Coerência

Segundo o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), a atuação de Francisco foi coerente com a vida do santo de Assis a quem quis homenagear em seu pontificado. "Visitou favelas, abraçou refugiados, dialogou com os movimentos populares e enfrentou com coragem as estruturas que geram exclusão", afirmou.

O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) lembrou que o papa Francisco desempenhou papel fundamental na restauração das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba e que foi um defensor dos refugiados e migrantes, considerando sua proteção um "dever de civilização".

O deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) também apresentou requerimento de voto de pesar pela morte de Francisco.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Participe também dos nossos canais no WhatsApp, Instagram, X (antigo Twitter), YouTube e nosso grupo no WhasApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Câmara dos Deputados Homenagem Papa Franscico

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Deputados aprovaram em Plenário voto de pesar
Play

Zambelli presa: reações dividem políticos nas redes sociais; veja

Deputados aprovaram em Plenário voto de pesar
Play

Circuito Mulheres Negras: quanto a prefeitura pagou as artistas?

Deputados aprovaram em Plenário voto de pesar
Play

Desrespeito? Reação de Janja no velório de Preta Gil causa revolta

Deputados aprovaram em Plenário voto de pesar
Play

Bolsonaro vai a culto evangélico e tenta esconder tornozeleira; veja

x