Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ELEIÇÕES

Pesquisas antecipadas apontavam derrota de Jerônimo em 2022

Governador foi eleito no segundo turno contra ACM Neto

Por Cássio Moreira

10/04/2025 - 16:23 h | Atualizada em 10/04/2025 - 16:57
Jerônimo Rodrigues contrariou primeiras pesquisas e foi eleito governador
Jerônimo Rodrigues contrariou primeiras pesquisas e foi eleito governador -

O CEO da AtlasIntel, Andrei Roman, entende que as pesquisas em que o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), lidera as intenções de voto, não retrata, de fato, o real momento político do estado. Em visita ao Grupo A TARDE, nesta quarta-feira, 2, ele fez uma avaliação do cenário desenhado até aqui.

Roman citou o histórico eleitoral da Bahia, que tem como tradição trazer nas urnas resultados diferentes do apontado nos levantamentos. Mesmo com uma série de fatores que podem interferir no processo, pontos como a falta de articulação política do grupo de oposição, além da indefinição no tabuleiro político nacional, devem pesar na hora da escolha do voto.

Leia Também:

Recentemente, integrantes do bloco de oposição comemoraram os resultados dos levantamentos em que Neto lidera a preferência do eleitor para 2026. Os números, no entanto, são parecidos com os obtidos pelo líder do grupo no mesmo período que antecedeu a eleição de 2022. O Portal A TARDE fez um apanhado com cinco das primeiras pesquisas divulgadas em 2021 e no início do ano da eleição que teve Jerônimo Rodrigues (PT) como vencedor.

No ano anterior ao embate entre Neto e Jerônimo, o PT tinha o senador e ex-governador Jaques Wagner como pré-candidato.

Em maio de 2021, o Instituto Paraná Pesquisas divulgou o primeiro levantamento de intenções de voto para o governo do estado. No cenário estimulado, foram apresentados os nomes dos cotados como postulantes ao Palácio de Ondina, mas com o apoio de possíveis pré-candidatos a presidente.

Na pesquisa, que ouviu 2.002 eleitores, Neto, apoiado por Ciro Gomes (PDT), aparecia com 38% das intenções de voto, enquanto Wagner, com o apoio do ainda candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tinha 33,6% da preferência dos eleitores. João Roma (PL), com o apoio do então presidente Jair Bolsonaro (PL), tinha 15,2%.

Dois levantamentos realizados em julho do mesmo ano apontavam um possível favoritismo de ACM Neto contra Wagner. No embate desenhado pelo Instituto Ranking, o ex-prefeito de Salvador tinha 27.35%, enquanto o senador petista aparecia com 18.15%. Na pesquisa Real Time Big Data, Neto tinha 41%, contra 27% do ex-governador.

ACM Neto aparecia na liderança em disputa contra Jaques Wagner
ACM Neto aparecia na liderança em disputa contra Jaques Wagner | Foto: Arte | Portal A TARDE

No mês seguinte, em agosto de 2021, outra amostra do realizada pelo Paraná Pesquisas colocou ACM Neto em vantagem contra Jaques Wagner. Na ocasião, o pré-candidato do extinto DEM tinha 50%, enquanto 24,1% dos eleitores mostravam preferência pelo nome apresentado pelo PT. Dr. Raissa Soares (PL), então pré-candidata ao governo, aparecia com 3,7%.

Levantamentos apontavam tendência de vitória de ACM Neto ainda no primeiro turno
Levantamentos apontavam tendência de vitória de ACM Neto ainda no primeiro turno | Foto: Arte | Portal A TARDE

Já em fevereiro de 2022, pouco antes de Jaques Wagner recuar da sua pré-candidatura, um levantamento Real Time Big Data mostrou uma vantagem menor entre os dois principais nomes apontados no momento.

ACM Neto surgiu com 45% da preferência dos eleitores entrevistados, enquanto Wagner foi citado por 30%.

Jerônimo candidato

Em março de 2022, o PT oficializou a pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues. Desconhecido do eleitor, a aposta petista aparecia em desvantagem nas primeiras pesquisas, chegando a figurar na terceira colocação. Na época, nomes da oposição falavam nos bastidores de uma possível vitória de Neto com recorde de votos, e citavam como exemplo a histórica 'campanha da mudança' de Waldir Pires, nome da oposição em 1986, que conseguiu quebrar a hegemonia governista do chamado 'carlismo'.

No primeiro levantamento simulando o enfrentamento entre ACM Neto e Jerônimo, realizado pelo instituto Opnus, em março de 2022, o ex-prefeito de Salvador apareceu com 65%% das intenções de voto. João Roma surgiu em segundo, com 8%, e o petista, testado pela primeiras vez nas urnas, ocupou a terceira colocação, com apenas 6%.

Jerônimo chegou a figurar na terceira colocação em pesquisa
Jerônimo chegou a figurar na terceira colocação em pesquisa | Foto: Arte | Portal A TARDE

Já a pesquisa Genial/Quaest, de maio de 2022, apontou uma vitória de 70% para ACM Neto, ainda no primeiro turno, contra 8% do ex-secretário estadual de Educação.

Jerônimo apareceu com apenas 8% em disputa contra ACM Neto, que tinha 70%
Jerônimo apareceu com apenas 8% em disputa contra ACM Neto, que tinha 70% | Foto: Arte | Portal A TARDE

Em outra pesquisa, divulgada em julho pelo instituto Exame/Ideia, ACM Neto aparecia com 51% da preferência dos eleitores baianos, enquanto o candidato petista tinha 18%. O cenário apontava uma vitória do ex-prefeito também no primeiro turno.

Na contramão dos demais institutos, as pesquisas Atlas/Intel, encomendadas pelo Grupo A TARDE, apontavam o real cenário da pré-campanha e do período eleitoral. No dia 5 de agosto de 2022, dois meses antes do primeiro turno, o Jornal A TARDE divulgou o primeiro levantamento feito pela Atlas.

Em um universo de 1.600 entrevistados em todo o estado, ACM Neto e Jerônimo apareciam empatados tecnicamente dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais, com o ex-prefeito de Salvador numericamente na frente, com 38,85 das intenções de voto, enquanto o candidato petista pontuava com 37,8%. Em um eventual segundo turno, o empate técnico persistia (Neto 42,7% x 39,9% Jerônimo).

No dia 27 de setembro, uma semana antes do primeiro turno das eleições, o instituto Atlas/Intel divulgou uma nova pesquisa. Desta vez, Jerônimo liderou a preferência dos 1.600 entrevistados, com 46,5%. O ex-prefeito de Salvador apareceu com 39,6%.

Os números das duas primeiras pesquisas foram questionados pela oposição e pelo próprio candidato do União Brasil, mesmo o instituto Atlas/Intel sendo reconhecido internacionalmente pela tradição em acertar resultados de eleições em várias partes do mundo.

Na véspera do primeiro turno, em 1º de outubro de 2022, a última pesquisa Atlas/Intel apontou Jerônimo Rodrigues liderando com folga, com margem de vitória ainda no dia 2 de outubro, com 46,5% das intenções de voto em um cenário de 2.000 eleitores. ACM Neto surgiu com 39%.

Ao Portal A TARDE, o executivo-chefe da Atlas, Andrei Roman, explicou o cenário apresentado pelo levantamento,

"Existe um potencial de impacto das máquinas públicas que é algo difícil para as pesquisas refletirem [...] O trabalho de prefeitos e cabos políticos locais pode privilegiar principalmente Jerônimo e ACM Neto. Se houver alguma surpresa a favor de qualquer um dos dois, pode ser muito bem por conta disso”, pontuou na época.

Pesquisas Atlas/Intel mostravam tendência de vitória de Jerônimo Rodrigues
Pesquisas Atlas/Intel mostravam tendência de vitória de Jerônimo Rodrigues | Foto: Arte | Portal A TARDE

Nas urnas, a tendência do levantamento se confirmou, com Jerônimo obtendo 49,45% dos votos válidos, contra 40,80%. No segundo turno, o petista obteve 52,79%, contra 47,21% do ex-prefeito.

Nos bastidores, ainda existe uma dúvida por parte da oposição acerca da candidatura de ACM Neto no próximo ano. Nomes consultados pelo A TARDE reforçam o interesse em uma nova candidatura do vice-presidente nacional do União Brasil, mas acretidam que, diante do favoritismo de Jerônimo, as primeiras pesquisas não podem ser usadas como termômetro ou trampolim para uma nova 'aventura'.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

ACM Neto eleições Jerônimo Rodrigues

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Jerônimo Rodrigues contrariou primeiras pesquisas e foi eleito governador
Play

VÍDEO: deputado baiano canta louvor na Câmara antes de votação

Jerônimo Rodrigues contrariou primeiras pesquisas e foi eleito governador
Play

Glauber Braga cassado: deputado dorme no plenário do Conselho de Ética

Jerônimo Rodrigues contrariou primeiras pesquisas e foi eleito governador
Play

Vídeo: ministro do STJ faz piada xenofóbica sobre baianos em sessão

Jerônimo Rodrigues contrariou primeiras pesquisas e foi eleito governador
Play

Governo da Bahia recebe prêmio por campanha sobre inclusão nas escolas

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA