Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

KIDS PRETOS

Policial baiano que tramou morte de Lula é condenado a 21 anos de prisão

Pena foi definida pelo STF

Gabriela Araújo

Por Gabriela Araújo

19/11/2025 - 0:05 h
Policial federal baiano, Wladimir Matos Soares
Policial federal baiano, Wladimir Matos Soares -

O policial federal baiano, Wladimir Matos Soares, foi condenado a 21 anos de prisão por participar do plano golpista para matar o presidente Lula (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

A pena, inicialmente em regime fechado, foi definida pela Suprema Corte nesta terça-feira, 18, após a finalização do julgamento do Núcleo 3 da trama golpista, mais conhecido como “kids preto”.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O agora ex-agente da PF deve cumprir 18 anos e seis meses de reclusão e dois anos e seis meses de detenção, além de 120 dias-multa. Na ocasião, Moraes, relator do caso, também pediu o afastamento de Wladimir Matos do cargo.

Saiba quem é Wladimir Matos

Wladimir Matos Soares, de 53 anos, é natural de Salvador e possui 22 anos de serviço na corporação, Wladimir já atuou em diferentes áreas da Polícia Federal e chegou a integrar o setor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), em 2008.

Leia Também:

O policial ficou um ano na Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), antes de deixar o órgão. Depois, o agente da PF continuou trabalhando em Salvador e, em seguida, foi transferido para Brasília.

Confira a pena dos outros réus

  • Bernardo Romão Corrêa Netto (coronel do Exército): 17 anos de pena privativa de liberdade, sendo 15 anos de reclusão e dois anos de detenção, além de 120 dias-multa.
  • Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira (general da reserva): absolvido por falta de provas.
  • Fabrício Moreira de Bastos (coronel do Exército): 16 anos de pena privativa de liberdade, sendo 14 anos de reclusão e dois anos de detenção, além de 120 dias-multa.
  • Hélio Ferreira Lima (tenente-coronel do Exército): 24 anos de pena privativa de liberdade, sendo 21 anos e seis meses de reclusão e dois anos e seis meses de detenção, além de 120 dias-multa.
  • Márcio Nunes de Resende Jr. (coronel do Exército): 3 anos e cinco meses de pena privativa de liberdade, sendo três anos de reclusão e cinco meses de detenção. Se houver interesse da defesa e da PGR, poderá ser firmado um ANPP para evitar pena de prisão.
  • Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel do Exército): 21 anos de pena privativa de liberdade, sendo 18 anos e seis meses de reclusão e dois anos e seis meses de detenção, além de 120 dias-multa.
  • Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel do Exército): 21 anos de pena privativa de liberdade, sendo 18 anos e seis meses de reclusão e dois anos e seis meses de detenção, além de 120 dias-multa.
  • Ronald Ferreira de Araújo Jr. (tenente-coronel do Exército): 1 ano e 11 meses de pena privativa de liberdade, sendo um ano e seis meses de reclusão e cinco meses de detenção. Regime inicial aberto. Se houver interesse da defesa e da PGR, poderá ser firmado um ANPP para evitar pena de prisão.
  • Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros (tenente-coronel do Exército): 17 anos de pena privativa de liberdade, sendo 15 anos de reclusão e dois anos de detenção, além de 120 dias-multa.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Kids Pretos Lula STF

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Policial federal baiano, Wladimir Matos Soares
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Policial federal baiano, Wladimir Matos Soares
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

Policial federal baiano, Wladimir Matos Soares
Play

Jerônimo provoca oposição e exibe trens do VLT: “Olha aqui os empréstimos”

Policial federal baiano, Wladimir Matos Soares
Play

Trump diz que gosta de Lula, após nova conversa com petista

x