Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

REDUÇÃO NA JORNADA

Relator do fim da escala 6x1 quer entregar parecer nesta quinta (27)

Se for aprovado sem mudanças, texto poderá seguir diretamento para a promulgação

Anderson Ramos
Por
Omar Aziz (PSD-AM) é o relator da PEC do fim da escala 6x1 no Senado.
Omar Aziz (PSD-AM) é o relator da PEC do fim da escala 6x1 no Senado. - Foto: Geraldo Magela / Agência Senado
Eleições 2026

O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do fim da escala 6x1 no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), descarta fazer mudanças no texto aprovado pelo plenário da Câmara.

Segundo Aziz, a intenção é evitar que a proposta precise retornar para a análise dos deputados. Se for aprovado pelo Senado sem mudanças, o texto poderá seguir diretamente para a promulgação.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

O senador disse à CNN que planeja apresentar o relatório já nesta quinta-feira, 27. A próxima sessão prevista pelo presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), deve ocorrer na semana que vem, quando os parlamentares devem fazer esforço concentrado para votações.

Se houver pedido de vista na CCJ, parlamentares avaliam que regimentalmente é possível conceder uma hora de pausa nos trabalhos do colegiado para depois a sessão ser retomada em seguida com a votação.

Leia Também:

CONGRESSO NACIONAL

Lula espera votar escala 6x1 e PEC da Segurança nos próximos dias
Lula espera votar escala 6x1 e PEC da Segurança nos próximos dias imagem

POLÍTICA

Escala 6x1: proposta avança no Senado após trégua entre Lula e Alcolumbre
Escala 6x1: proposta avança no Senado após trégua entre Lula e Alcolumbre imagem

ELEIÇÕES

Delliana Ricelli defende fim da escala 6x1: "É perversa"
Delliana Ricelli defende fim da escala 6x1: "É perversa" imagem

Planalto pressiona

O Palácio do Planalto intensificou a ofensiva para acelerar a tramitação da PEC que propõe o fim da jornada de trabalho 6x1 e arrisca previsões de que é possível articular a análise no plenário do Senado antes da eleição em outubro.

Às vésperas de um novo esforço concentrado no Legislativo — o último conjunto de votações antes do primeiro turno das eleições —, o presidente Lula (PT) e os interlocutores políticos cobram publicamente o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para garantir a análise da matéria.

A articulação começou a surtir efeito após a reaproximação entre Lula e Alcolumbre, que retomaram o diálogo após três meses de distanciamento. O presidente do Senado atendeu ao pleito governista e deu encaminhamento ao texto, enviando a proposta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), etapa obrigatória antes de o tema ir a Plenário.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

escala 6x1 jornada de trabalho Omar Aziz Senado

Relacionadas

Mais lidas