Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Saiba os motivos da prisão de Fernando Collor

Ex-presidente foi preso na madrugada desta sexta-feira

Redação

Por Redação

25/04/2025 - 7:52 h | Atualizada em 25/04/2025 - 8:36
Ex-presidente Fernando Collor de Mello
Ex-presidente Fernando Collor de Mello -

O ex-presidente Fernando Collor de Mello, 75 anos, foi preso na madrugada desta sexta-feira, 25, em Maceió, após ser condenado em um processo da Operação Lava Jato, que tem como base uma denúncia apresentada em 2015 pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O caso, que começou quando ele ainda era senador, foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou sua prisão na quinta, 24.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Entre acusações, a PGR apontou que:

  1. Collor, com ajuda dos empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos, condenados na ação, favoreceu a UTC Engenharia em contratos com a BR Distribuidora, recebendo para isso R$ 20 milhões e
  2. Com seu poder político, teria influenciado nas indicações à diretoria da BR Distribuidora e facilitado a negociação de contratos.

As evidências foram relevadas por delatores da Operação Lava Jato, como o doleiro Alberto Youssef, um dos primeiros a aderir à delação premiada durante as investigações.

O crime de corrupção do ex-mandatário aconteceu entre os anos de 2010 e 2014, conforme consta na denúncia apresentada a Suprema Corte.

Ordem de prisão

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou na quinta, 14, a prisão do ex-mandatário, após o magistrado recusar o segundo recurso apresentado pela defesa do ex-presidente e ordenou o cumprimento imediato da pena imposta.

No entendimento do ministro, o recurso apresentado pelos advogados de Collor são protelatórios para evitar o fim do caso.

"A manifesta inadmissibilidade dos embargos, conforme a jurisprudência da Corte, revela o caráter meramente protelatório dos infringentes, autorizando a certificação do trânsito em julgado e o imediato cumprimento da decisão condenatória", decidiu o ministro.

Fernando foi condenado a oito anos e dez meses, em regime inicial fechado.

Sobre Collor

Oriundo de uma das famílias mais tradicionais da política de Alagoas, Collor foi eleito presidente em 1989, nas primeiras eleições diretas à Presidência da República após a ditadura militar. Ele derrotou candidatos como Luiz Inácio Lula da Silva, Leonel Brizola e Mário Covas. Seu partido, o Partido da Reconstrução Nacional (PRN).

O governo Collor foi iniciado em março de 1990. E de cara estabeleceu medidas econômicas radicais para tentar combater a inflação, que na época chegava a 1700% ao ano. A principal dessas medidas foi o confisco das poupanças por um período de 18 meses.

A estratégia não deu certo, já que a inflação continuou um problema ao longo de todo o governo. A crise econômica e política somada a um escândalo de corrupção, envolvendo sua esposa, Rosane Collor, resultou na instauração de um processo de impeachment contra ele.

Diante da possibilidade de ter seu afastamento confirmado e seus direitos políticos cassados por oito anos, Collor renunciou em dezembro de 1992. Apesar disso, o Senado aprovou o impeachment e cassou seus direitos políticos temporariamente.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Collor prisão Fernando Collor preso Moraes motivos para prisão de Collor Prisão de Collor

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ex-presidente Fernando Collor de Mello
Play

Ponte Salvador–Itaparica terá pistas que mudam conforme trânsito; veja

Ex-presidente Fernando Collor de Mello
Play

Prefeito que votou em ACM Neto elogia Jerônimo: "Melhor governador"

Ex-presidente Fernando Collor de Mello
Play

Ponte Salvador–Itaparica: obra bilionária terá estrutura maior que Cristo Redentor

Ex-presidente Fernando Collor de Mello
Play

Jerônimo reprova briga de Bolsonaro e Eduardo: “Tem que dar exemplo"

x