SEPONTE
Saiba quem pode assumir Secretaria de Ponte Salvador-Itaparica
Governador pretende confirmar nome somente após aprovação da criação da nova pasta

Por Anderson Ramos

Anunciada na semana passada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), a Secretaria Especial para Assuntos Relacionados à Ponte Salvador-Itaparica (Seponte) ainda não saiu do papel, mas já gera especulações sobre indicações para o seu comando.
No final de semana, o nome de Andrea Mendonça surgiu como uma das possibilidades para assumir a pasta, segundo apuração do site Classe Política. Andrea é irmã de Félix Mendonça Júnior, deputado federal e presidente do PDT na Bahia.
Caso seja confirmado, esta será a primeira pasta a ser chefiada por um quadro originário do partido após o retorno à base petista. Cobiçada pelo partido, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), foi assumida recentemente por Marcius Gomes, nome técnico, mas que pode se filiar à legenda.
Procurado pelo Portal A TARDE, Félix negou qualquer acordo para o partido indicar nomes à Seponte. “Não tenho essa informação”, resumiu.
Leia Também:
A pasta especial será provisória e cuidará do projeto da ponte até que a estrutura passe a ser administrada através de uma Parceria Público-Privada (PPP). Na última sexta-feira, 12, o governador afirmou que o anúncio só será feito após aprovação do projeto de lei para a criação da secretaria encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
“Por questão de ética, eu preciso que a Assembleia aprove [o projeto]. Eu já tenho sondado, já estão na minha mesa os nomes que comporão essa secretaria, mas eu prefiro aguardar a votação para não desrespeitar o processo de votação dentro da Assembleia. Mesmo sendo por decreto é uma orientação minha”, disse em entrevista à TV Bahia.
Confira trechos que vão integrar a Ponte
Trecho 1 – Acessos viários em Salvador
Construção das estruturas que compõem os acessos em Salvador, entre os bairros da Calçada e Água de Meninos e um conjunto de viadutos, além de dois túneis praticamente paralelos aos existentes na Via Expressa.
Trecho 2 – Ponte Salvador – Ilha de Itaparica
Após conclusão do sistema viário de Salvador, começam as obras da ponte Salvador-Itaparica, com 12.4 km de extensão. Nesse trecho do empreendimento, a construção foi dividida em três etapas: trecho de aproximação na Ilha de Itaparica, com 4.6 km, trecho de aproximação em Salvador, com 6.9 km de extensão, e trecho estaiado, com 0.9 km de comprimento e 85 m acima do nível do mar.
Trecho 3 – Acessos viários em Itaparica
O Sistema Viário de Itaparica possui aproximadamente 30 km de extensão, compreendidos entre a chegada da Ponte Salvador–Itaparica até a Ponte do Funil, através de uma nova rodovia projetada, que compreende a construção de viadutos incorporados em três interseções.
Trecho 4
Recuperação e duplicação de trecho da BA-001, nas proximidades de Cacha Prego até a Cabeceira da Ponte do Funil.
Ponte Salvador-Itaparica
O projeto é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês formado por dois grandes grupos que estão entre os maiores do mundo no segmento de construção e infraestrutura. São eles: China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e China Communications Construction Company (CCCC).
O investimento total previsto é de R$ 10,6 bilhões, com início das obras programado para 2026.
Quando a ponte será construída?
A construção terá duração de cinco anos, e previsão de início em junho de 2026, a partir da montagem do canteiro de obras que está prevista para este ano.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes