Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SEPONTE

Saiba quem pode assumir Secretaria de Ponte Salvador-Itaparica

Governador pretende confirmar nome somente após aprovação da criação da nova pasta

Anderson Ramos

Por Anderson Ramos

15/09/2025 - 8:27 h
Início da obra está previsto para junho de 2026.
Início da obra está previsto para junho de 2026. -

Anunciada na semana passada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), a Secretaria Especial para Assuntos Relacionados à Ponte Salvador-Itaparica (Seponte) ainda não saiu do papel, mas já gera especulações sobre indicações para o seu comando.

No final de semana, o nome de Andrea Mendonça surgiu como uma das possibilidades para assumir a pasta, segundo apuração do site Classe Política. Andrea é irmã de Félix Mendonça Júnior, deputado federal e presidente do PDT na Bahia.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Caso seja confirmado, esta será a primeira pasta a ser chefiada por um quadro originário do partido após o retorno à base petista. Cobiçada pelo partido, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), foi assumida recentemente por Marcius Gomes, nome técnico, mas que pode se filiar à legenda.

Procurado pelo Portal A TARDE, Félix negou qualquer acordo para o partido indicar nomes à Seponte. “Não tenho essa informação”, resumiu.

Leia Também:

A pasta especial será provisória e cuidará do projeto da ponte até que a estrutura passe a ser administrada através de uma Parceria Público-Privada (PPP). Na última sexta-feira, 12, o governador afirmou que o anúncio só será feito após aprovação do projeto de lei para a criação da secretaria encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

“Por questão de ética, eu preciso que a Assembleia aprove [o projeto]. Eu já tenho sondado, já estão na minha mesa os nomes que comporão essa secretaria, mas eu prefiro aguardar a votação para não desrespeitar o processo de votação dentro da Assembleia. Mesmo sendo por decreto é uma orientação minha”, disse em entrevista à TV Bahia.

Confira trechos que vão integrar a Ponte

Trecho 1 – Acessos viários em Salvador

Construção das estruturas que compõem os acessos em Salvador, entre os bairros da Calçada e Água de Meninos e um conjunto de viadutos, além de dois túneis praticamente paralelos aos existentes na Via Expressa.

Trecho 2 – Ponte Salvador – Ilha de Itaparica

Após conclusão do sistema viário de Salvador, começam as obras da ponte Salvador-Itaparica, com 12.4 km de extensão. Nesse trecho do empreendimento, a construção foi dividida em três etapas: trecho de aproximação na Ilha de Itaparica, com 4.6 km, trecho de aproximação em Salvador, com 6.9 km de extensão, e trecho estaiado, com 0.9 km de comprimento e 85 m acima do nível do mar.

Trecho 3 – Acessos viários em Itaparica

O Sistema Viário de Itaparica possui aproximadamente 30 km de extensão, compreendidos entre a chegada da Ponte Salvador–Itaparica até a Ponte do Funil, através de uma nova rodovia projetada, que compreende a construção de viadutos incorporados em três interseções.

Trecho 4

Recuperação e duplicação de trecho da BA-001, nas proximidades de Cacha Prego até a Cabeceira da Ponte do Funil.

Ponte Salvador-Itaparica

O projeto é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês formado por dois grandes grupos que estão entre os maiores do mundo no segmento de construção e infraestrutura. São eles: China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e China Communications Construction Company (CCCC).

O investimento total previsto é de R$ 10,6 bilhões, com início das obras programado para 2026.

Quando a ponte será construída?

A construção terá duração de cinco anos, e previsão de início em junho de 2026, a partir da montagem do canteiro de obras que está prevista para este ano.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Jerônimo Rodrigues ponte salvador-itaparica seponte

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Início da obra está previsto para junho de 2026.
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Início da obra está previsto para junho de 2026.
Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Início da obra está previsto para junho de 2026.
Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Início da obra está previsto para junho de 2026.
Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x