Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CORRIDA PELA VAGA

Saída de ministro do União Brasil gera disputa entre partidos

Celso Sabino já comunicou a Lula que vai deixar o Ministério do Turismo, após imposição do seu partido

Redação

Por Redação

22/09/2025 - 9:36 h | Atualizada em 22/09/2025 - 10:44
Celso Sabino deve deixar chefia do Ministério do Turismo em breve.
Celso Sabino deve deixar chefia do Ministério do Turismo em breve. -

Partidos já disputam a vaga que será deixada por Celso Sabino no Ministério do Turismo. Segundo O Globo, interlocutores do Palácio do Planalto disseram que há algumas possibilidades à mesa para a substituição, em uma negociação que também está relacionada com a campanha presidencial de 2026.

Caso opte pela continuidade e por manter Sabino mais próximo à gestão, Lula pode optar pela secretária-executiva da pasta, Ana Carla Machado Lopes. O PDT também já manifestou o desejo de assumir mais um ministério — ocupa a Previdência atualmente, com Wolney Queiroz. O desejo do PDT foi externado diretamente ao presidente em almoço com a bancada no Palácio da Alvorada na quarta-feira, 17.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ainda segundo a publicação, no Palácio do Planalto, os cálculos feitos quanto ao provável substituto envolvem ainda o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), que pretende manter um nome do seu estado à frente da pasta às vésperas da COP30, que ocorre em novembro, em Belém. Sabino é aliado de Helder no Pará e pretende concorrer ao Senado na chapa com o governador paraense.

Leia Também:

Parlamentares do PT, por sua vez, defendem a nomeação do presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Pesa contra ele, no entanto, a disposição em concorrer a deputado no ano que vem, o que faria com que tivesse que deixar o posto em abril.

Saída

Após o prazo do União Brasil apertar, o ministro do Turismo, Celso Sabino (União), conversou por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira, 19, para comunicar que pretende deixar o governo.

O diálogo ocorreu um dia após o presidente da sigla, Antonio Rueda, orientar que os filiados desocupem cargos políticos na gestão Lula em até 24 horas.

Para Rueda, o governo federal causou sua exposição ao, segundo ele, vazar a informação de que seu nome foi incluído em uma investigação da PF (Polícia Federal) que apura uma infiltração da organização criminosa PCC (Primeiro Comando Capital) nos setores financeiros e de combustíveis no Brasil.

Fontes próximas ao presidente afirmam que Lula busca alternativas para manter Celso Sabino no governo. O presidente teria argumentado que o ministro integra sua cota pessoal de indicados e sugeriu que ele se licenciasse ou mudasse de partido. A proposta de licença foi apresentada ao União Brasil, mas recusada.

Antes da conversa com Lula, Sabino se reuniu com Antonio Rueda e ACM Neto, defendendo que permanecer no cargo seria vantajoso para o partido, citando a COP30 como exemplo de vitrine política. Mesmo assim, a cúpula do União Brasil manteve posição inflexível.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

celso sabino Ministério do Turismo União Brasil

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Celso Sabino deve deixar chefia do Ministério do Turismo em breve.
Play

PEC da Blindagem: deputado baiano engrossa fila de arrependidos

Celso Sabino deve deixar chefia do Ministério do Turismo em breve.
Play

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

Celso Sabino deve deixar chefia do Ministério do Turismo em breve.
Play

Jerônimo 'dá bronca' em deputado e cutuca ACM Neto em evento na Bahia

Celso Sabino deve deixar chefia do Ministério do Turismo em breve.
Play

Jerônimo convoca população para ato contra PEC da Blindagem em Salvador

x