Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Senado aprova projeto que flexibiliza licenciamento ambiental

Medida foi aprovada nas duas comissões na terça,20, e seguiu para o Plenário com pedido de urgência

Por Redação

22/05/2025 - 6:43 h | Atualizada em 22/05/2025 - 7:45
Sessão deliberou sobre as novas regras de licenciamento
Sessão deliberou sobre as novas regras de licenciamento -

O Senado aprovou nesta quarta-feira,21, por 54 votos a 13, o projeto que cria a Lei Geral do Licenciamento Ambiental (LGLA). O PL 2.159/2021, que está sendo discutido no Congresso desde 2004, traz normas gerais e diretrizes sobre o licenciamento.

Leia Também:

A intenção é uniformizar os procedimentos para emissão de licença ambiental em todo o país e simplificar a concessão de licenças para os empreendimentos de menor impacto.

Aprovado com mudanças, o texto voltará para a Câmara dos Deputados. Segundo a relatora de Plenário, senadora Tereza Cristina (PP-MS), a legislação atual configura um verdadeiro cipoal com cerca de 27 mil normativos.

Uma das alterações feitas pelo Senado é a criação de um novo tipo de licença, com rito simplificado, para projetos considerados prioritários pelo governo. A expectativa de alguns senadores é de que essa licença, com rito simplificado e dispensa de etapas, possibilite a exploração de petróleo na Amazônia.

O projeto, do ex-deputado Luciano Zica (PT-SP), tramitou por 17 anos na Câmara dos Deputados e foi aprovado em 2021. No Senado, chegou há quatro anos e foi fruto de diversas negociações. A votação nas comissões de Meio Ambiente (CMA) e de Agricultura (CRA) teve relatório unificado dos senadores Confúcio Moura (MDB-RO) e Tereza Cristina.

O projeto foi aprovado nas duas comissões na terça-feira,20, e seguiu para o Plenário com pedido de urgência.

É pelo licenciamento ambiental que o poder público autoriza a instalação, a ampliação e a operação de empreendimentos que utilizam recursos naturais ou podem causar impacto ao meio ambiente.

Alguns exemplos incluem a construção e ampliação de rodovias, aeroportos, indústrias têxteis, metalúrgicas, e de papel e celulose, além de postos de gasolina, hidrelétricas e empreendimentos turísticos e urbanísticos, como hotéis e loteamentos, entre outros.

O projeto trata do licenciamento realizado nos órgãos e entidades dos entes federados integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). Um dos objetivos é garantir a segurança jurídica criada pela Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA).

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Lei Geral do Licenciamento Ambiental LGLA licenciamento ambiental petróleo na Amazônia Política Nacional de Meio Ambiente projetos prioritários Segurança Jurídica Senado simplificação Sistema Nacional do Meio Ambiente

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Sessão deliberou sobre as novas regras de licenciamento
Play

Rico Melquiades joga no Tigrinho na CPI das Bets e perde; assista

Sessão deliberou sobre as novas regras de licenciamento
Play

Ex-deputada Célia Leão é retirada de voo por usar item proibido; vídeo

Sessão deliberou sobre as novas regras de licenciamento
Play

VÍDEO: Bolsonaro surpreende em hospital ao lado de Michelle

Sessão deliberou sobre as novas regras de licenciamento
Play

VÍDEO: deputado baiano canta louvor na Câmara antes de votação

x