Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

STF forma maioria para manter processo contra Ramagem

Decisão da Corte contraria Câmara dos Deputados

Por Redação

09/05/2025 - 18:44 h
Ramagem permanecerá réu em trama golpista
Ramagem permanecerá réu em trama golpista -

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, na tarde desta sexta-feira, 9, para manter o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), como réu no processo que investiga a trama de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Ao todo, três do cinco ministros que formam a turma já votaram: Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Ao votar, Moraes entendeu que o deputado deve responder pelos crimes que antecedem a sua diplomação como parlamentar, suspendendo as apenas as ações por dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

"Os requisitos de caráter personalíssimo previstos no texto constitucional são claros e expressivos, no sentido da impossibilidade de aplicação dessa imunidade a corréus não parlamentares e a infrações penais praticadas antes da diplomação", defendeu o magistrado.

Logo em seguida, Zanin registrou seu voto no plenário virtual, afirmando que a imunidade parlamentar não deve ser aplicada a parlamentares por infrações cometidas antes da diplomação.

Leia Também:

"A imunidade não se aplica a não parlamentares ou a infrações praticadas antes da diplomação. Reforço que a suspensão integral da Ação Penal nº 2.668 culminaria em efeitos indesejáveis para corréus que, mesmo sem imunidade, teriam seus processos suspensos enquanto durar o mandato parlamentar correspondente", destacou.

Contramão da Câmara

A decisão da Corte vai na contramão da Câmara dos Deputados, que aprovou, na quarta-feira, 7, a suspensão total das ações contra Ramagem, que agora deve responder por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa e golpe de Estado.

Julgamento continua

O julgamento será retomado na próxima semana, com os votos de Cármen Lúcia e Luiz Fux, integrantes da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Ramagem é um dos réus na trama que previa a execução de um golpe de Estado.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Alexandre de Moraes Alexandre Ramagem STF

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ramagem permanecerá réu em trama golpista
Play

Zambelli presa: reações dividem políticos nas redes sociais; veja

Ramagem permanecerá réu em trama golpista
Play

Circuito Mulheres Negras: quanto a prefeitura pagou as artistas?

Ramagem permanecerá réu em trama golpista
Play

Desrespeito? Reação de Janja no velório de Preta Gil causa revolta

Ramagem permanecerá réu em trama golpista
Play

Bolsonaro vai a culto evangélico e tenta esconder tornozeleira; veja

x