Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

LICITAÇÕES SUSPENSAS

TCM suspende obras de creche e hospital por irregularidades na Bahia

Só a obra do hospital está orçada em R$ 15,4 milhões

Andrêzza Moura

Por Andrêzza Moura

15/11/2025 - 16:08 h
Prefeito Guene enfrenta suspensão de licitações por irregularidades em obras
Prefeito Guene enfrenta suspensão de licitações por irregularidades em obras -

A Prefeitura de Retirolândia voltou a ser destaque no cenário estadual em menos de uma semana. Neste sábado, 15, o Diário Oficial do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) publicou decisão monocrática do conselheiro Paulo Rangel determinando a suspensão imediata da Concorrência Eletrônica nº 007/2025, que visava contratar empresa de engenharia para construir o novo hospital municipal, obra estimada em R$ 15.453.238,35.

A denúncia foi apresentada por Valdimilson Pereira de Sousa e tem como denunciados o prefeito José Egnildo dos Santos, mais conhecido como Guene do Contador (PSB), e o agente de contratação Filipe Rislle de Araújo Ramos da Cunha. De acordo com o TCM, há indícios de irregularidades capazes de comprometer a competitividade e a legalidade do processo licitatório, justificando a adoção da medida cautelar.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Entre os pontos considerados críticos está a exigência de engenheiro ambiental e engenheiro sanitarista no quadro técnico permanente das empresas participantes, ainda na fase de habilitação. Para o relator, a exigência é desproporcional, não integra a atividade central da obra de construção civil e pode restringir indevidamente a participação de empresas.

O Tribunal também destacou a necessidade de apurar supostas divergências entre o projeto básico, o termo de referência e o edital, que ainda serão analisadas no julgamento de mérito.

Com a decisão, a prefeitura está obrigada a suspender imediatamente o certame, sob pena de multa e possível comunicação ao Ministério Público da Bahia (MPBA). O processo só poderá seguir se o edital for corrigido, republicado e tiver o prazo reaberto para apresentação de propostas. Além da suspensão, o prefeito e o agente de contratação foram notificados a apresentar defesa no prazo de 20 dias.

Outra denúncia da semana

Na quarta-feira, 12, o Portal A TARDE revelou que o TCM havia suspendido outra licitação no município, após acatar denúncia contra a gestão do Guene do Contador. A medida cautelar interrompeu o certame que previa a contratação de uma empresa para construir duas salas de aula em uma creche e promover reformas em prédios escolares da rede municipal.

A denúncia, apresentada pelo munícipe Valdimilson Pereira de Sousa, aponta uma série de irregularidades: exigência de certidão de registro e quitação no CREA como condição obrigatória; demanda de declaração com firma reconhecida sobre a equipe técnica; e inversão das fases de habilitação e julgamento sem justificativa, pontos que, segundo a análise preliminar, restringem a competitividade e comprometem a lisura do processo. Foram citados como denunciados o prefeito Guene e o agente de contratação, Filipe Risle Ramos.

O TCM determinou que a licitação só poderá prosseguir após correções formais, republicação do edital e reabertura do prazo para novas propostas. A decisão ressalta a existência de risco de dano ao erário caso um contrato seja firmado e posteriormente anulado. O prefeito terá 20 dias para apresentar defesa, enquanto o mérito da denúncia ainda será julgado.

Leia Também:

O caso ocorre em meio a outro desgaste político enfrentado por Guene. Em outubro, vereadores de oposição iniciaram articulação para instaurar uma CPI na área da saúde, liderada por Sandro da Vargem (PT). O movimento ganhou força após a repercussão da foto de uma garrafa de uísque no gabinete do prefeito, publicada pelo ex-vereador e advogado Aquiles Nereu.

Em uma live, Nereu acusou a gestão de irregularidades em contratos da saúde, citando supostos pagamentos indevidos e superfaturamento envolvendo o Instituto Strategic. Após as denúncias, o prefeito teria rescindido o contrato com o escritório jurídico de Nereu, apesar de o advogado ter apoiado sua candidatura nas eleições de 2024.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

corrupção cpi creche denúncia Guene do Contador Hospital Municipal irregularidades licitação suspensa Ministério Público obras escolares obras públicas Política Municipal PREFEITURA retirolândia superfaturamento tcm-ba

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Prefeito Guene enfrenta suspensão de licitações por irregularidades em obras
Play

Ministra revela plano para combater invasão de terras na Bahia

Prefeito Guene enfrenta suspensão de licitações por irregularidades em obras
Play

Polêmica no CAB: escultura ligada a Exu é criticada por deputado

Prefeito Guene enfrenta suspensão de licitações por irregularidades em obras
Play

STF decide destino dos ‘kids preto’ que planejaram matar Lula e Moraes

Prefeito Guene enfrenta suspensão de licitações por irregularidades em obras
Play

Pacto do Trabalho no Carnaval pode se tornar padrão em festas pelo Brasil, diz ministro

x